Lula diz que “FHC não tinha direito de falar bobagem” e que está assustado com ataques

"Se ele quisesse falar de corrupção, precisaria contar para este País a história de sua reeleição", disse Lula sobre o ex-presidente tucano

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em seminário promovido pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu na noite da última quarta-feira (20) as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa do PSDB. Lula afirmou que se FHC quer falar sobre corrupção, deveria contar como foi a sua reeleição.

Em programa partidário do PSDB que foi veiculado na última terça-feira, FHC disse que nunca antes no Brasil “se errou tanto e roubou tanto em nome de uma causa” e que “os enganos e desvios começaram já no governo Lula”. A reeleição, que foi defendida pelo tucano, foi aprovada em meio a denúncias de compra de votos pelo governo federal.

“Eu vi o programa do nosso adversário na terça-feira. Fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou. Se ele quisesse falar de corrupção, precisaria contar para este País a história de sua reeleição”, afirmou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Espero que, com a mesma postura que ele [FHC] foi agredir o PT, ele diga – se não quiser dizer para mim não tem problema, eu sei como é que foi. Que ele sente na frente do seu neto e conte para ele. Seja verdadeiro”, disse o ex-presidente petista, provocando o tucano. 

E continuou: “não teve no nosso mandato ‘engavetador’ no Ministério Público e não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar. Só há um jeito das pessoas não serem incomodadas neste país, é serem honestas, é fazerem a coisa certa. Não tem tapete para esconder a sujeira. No tempo deles, só tinha tapete”, acrescentou.

Lula ainda disse estar “assustado” por ter se tornado alvo ao se referir a uma possível disputa à presidência em 2018. “Eu estou assustado. Agora, eles já não querem mais atacar a presidente Dilma Rousseff. Eles já estão pensando que tem de balear o Lula, pensando que o Lula vai voltar em 2018. Eu nem sei se vou estar vivo”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Panelaço
Lula também foi alvo de um panelaço durante seu discurso no programa do PT em 1 de maio e, sobre isso, afirmou que quem não está satisfeito com o governo de Dilma Rousseff deve esperar as próximas eleições.

“Nenhum país no mundo vai para a frente com a descrença, com o mau humor e a má vontade que está acontecendo no Brasil hoje. Essas pessoas que estão batendo panela deveriam saber que a democracia tem que ser respeitada e que Dilma foi eleita pelo voto direto e tem direito de governar. Quem não gostar dela e quiser eleger o seu que espere as próximas eleições”, afirma o ex-presidente. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.