Maria do Rosário classifica como “fascista” declaração de tucano sobre extinção do PT

Declaração foi feita pelo deputado Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A deputada e ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário (PT-RS) classificou como fascista a fala do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), líder do PSDB na Câmara, de que o PT deveria ser extinto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

É uma visão fascista e que não podemos aceitar. Nós podemos ser julgados pelos erros, sim, de pessoas do PT. Mas não podemos aceitar que todos nós que somos petistas sejamos extintos. Temos direito à participação política e esse partido se constituiu com esse direito pela liberdade”, afirmou a deputada a jornalistas antes da reunião do diretório nacional do PT, em São Paulo.

Durante depoimento de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT preso esta semana e que prestou depoimento na quinta-feira, 9, Sampaio afirmou que Vaccari “tem tudo para ser preso e o PT, para ser extinto”. Quando o ex-tesoureiro foi preso, ele repetiu a afirmação em plenário. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo Maria do Rosário, o partido vem sendo criminalizado, em meio às denúncias de corrupção na Petrobras. Dentre as pautas a serem debatidas na reunião, está a substituição de Vaccari. 

Vale ressaltar que, além de Sampaio, outros políticos de partidos oposicionistas sugeriram a extinção do PT com a prisão de Vaccari. Dentre eles, o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), ao dizer que a prisão do ex-tesoureiro “desmantela totalmente” o discurso do PT de que todas as doações recebidas para campanhas eleitorais foram legais e registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.