Motivo de pedido de demissão de assessor de Joaquim Levy é revelado

Fernando Thompson pediu demissão após vazar a informação de que a equipe de assessoria do órgão teria alterado as transcrições, em português e inglês, de palestra feita por ministro

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O jornalista Fernando Thompson, assessor especial do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para a área de imprensa, pediu exoneração do cargo nesta terça-feira, 31 e o motivo não foi informado oficialmente. 

Porém, de acordo com informações do jornal O Globo, Thompson pediu demissão após vazar a informação de que a equipe de assessoria do órgão teria alterado as transcrições, em português e inglês, da palestra do ministro Joaquim Levy, realizada no último dia 24, em São Paulo (SP). Vale ressaltar que a palestra também foi alvo de outra polêmica durante esta semana.

Levy havia dito, durante o encontro, a maioria das empresas não gosta de pagar impostos no Brasil”. Entretanto, nos textos publicados no site do ministério, a palavra “companies”, usada pelo político em seu discurso original em inglês, foi substituída por “people”. Depois, foi traduzida para “pessoas”, na versão em português.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A transcrição e a tradução do áudio foram realizadas pela equipe de assessoria internacional do ministério, que não é ligada à área de comunicação. Na terça-feira, Levy disse a interlocutores que aceitou o pedido de demissão de Fernando Thompson e lamentou o equívoco de sua equipe.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.