PT quer incluir governo Fernando Henrique na CPI da Petrobras

Para conseguir aumentar o período de apuração da CPI, que começa nesta quinta-feira, o PT precisa aprovar o pedido no plenário da comissão.

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em linha com as recentes declarações da presidente Dilma Rousseff (PT), que na última semana afirmou que a Petrobras (PETR3; PETR4) deveria ter sido investigada durante o governo do PSDB nos anos 90, o PT agora prepara um pedido para que CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara que vai investigar irregularidades na estatal também analise o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). As informações são da Folha de S. Paulo.

Nesta quinta-feira (26) terão início os trabalhos da CPI, que tem como objetivo analisar as denúncias de corrupção na estatal entre 2005 e 2015, período que leva em consideração o início das tratativas para a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, pivô da atual crise da companhia. Para conseguir aumentar o período de apuração, o PT precisa aprovar o pedido no plenário da comissão.

De acordo com o jornal, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que não podem existir restrições nas investigações da CPI. “Temos que fazer uma investigação ampla, geral e irrestrita. Doa a quem doer”, afirmou. O líder do PT, Sibá Machado (AC), reforçou o discurso. “Há um depoimento citando irregularidades da estatal no governo tucano, então, não existem motivos para não se investigar”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.