MPF investigará se cervejaria que doou para campanha de Dilma recebeu favor do governo

Segundo a revista Época, durante a eleição de 2014, o BNB aceitou, do dia para a noite, mudanças num dos empréstimos à cervejaria, resultando em lucro à Itaipava e maior risco de prejuízo ao banco

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público Federal no Ceará abriu na última segunda-feira (26) uma investigação para descobrir se houve irregularidades em dois empréstimos de quase R$ 830 milhões concedidos pelo BNB (Banco do Nordeste) à Cervejaria Itaipava.

Segundo a revista Época, durante a eleição de 2014, o BNB aceitou, do dia para a noite, mudanças num dos empréstimos à cervejaria, resultando em lucro à Itaipava e maior risco de prejuízo ao banco. O banco teria dispensado a empresa de uma fiança que funcionaria como garantia do empréstimo. 

Como medida complementar, o procurador da República Edmac Trigueiro pediu à Polícia Federal para abrir inquérito a fim de apurar se houve crime de gestão fraudulenta por parte dos dirigentes do BNB, indicados pelo PT.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

E, dias após ser favorecida com a decisão do BNB, a Cervejaria Petropólis, dona da Itaipava, doou R$ 17,5 milhões à campanha de Dilma. 

O procurador da República Oscar Costa Filho requisitou à diretoria do BNB informações e documentos relativos às operações envolvendo as empresas. Já o PSDB informou que pedirá ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União que investiguem a liberação da carta-fiança exigida da Cervejaria Itaipava. 

Já o Grupo Petropólis disse à revista Época que a dispensa da fiança, procedimento normal, gerou economia para a empresa, mas não disse quanto. Afirmou ainda que a fiança foi substituída por outras garantias com “valores até maiores” e que todas as doações à campanha da presidente Dilma cumpriram as regras eleitorais.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.