Justiça determina quebra de sigilo de 20 usuários do Twitter a Aécio Neves

Segundo Folha de S. Paulo, serão quebrados sigilos cadastrais e eletrônicos de 20 usuários do Twitter que vincularam o senador a práticas criminosas e consumo de drogas

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Justiça de São Paulo determinou a quebra dos sigilos cadastrais e eletrônicos de usuários do Twitter que associaram o senador Aécio Neves (PSDB-MG) a práticas criminosas e ao consumo de drogas.

Aécio destacou, na ação judicial, que pretendia saber as identidades de 66 perfis no Twitter, mas apenas vinte foram considerados difamatórios, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo

A decisão foi tomada no último dia 12 pelo juiz Helmer Augusto Toqueton Amaral. “Inegável que nossa Carta Magna garante expressamente o direito à liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento”, escreveu o juiz na sentença. “Ocorre que, ao passo que nossa Constituição prestigia os direitos supramencionados, ela também reconhece a importância da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização caso ocorra alguma violação a tais garantias”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A reportagem destaca que o Twitter recorreu da decisão, alegando que os perfis têm direito a expressar opinião com liberdade e a quebra de sigilo representaria censura. No entanto, os advogados de Aécio “argumentaram que os usuários formam uma ‘rede’ paga por adversários para disseminar conteúdo difamatório nas redes sociais.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.