Vox Populi: Dilma “empata” com Marina no 2º turno e abre 8 pontos no primeiro

Pesquisa, realizada após vir a público a polêmica da delação premiada do ex-diretor da Petrobras, mostra a candidata do PSB com 42% dos votos em eventual 2º turno, contra 41% da atual presidente

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – A pesquisa Vox Populi da Carta Capital mostrou um cenário mais acirrado para a corrida presidencial, com Dilma Rousseff (PT) estando 8 pontos a frente de Marina Silva no 1º turno, embora no turno a candidata do PSB apareça na frente com 42% a 41% dos votos – um “empate técnico”, levando-se em conta a margem de erro. Apesar da vantagem de Marina, Dilma ainda é vista como a “favorita” pela maioria do eleitorado, revela a pesquisa.

A pesquisa foi realizada com base na opinião dos eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro, ou seja, logo após a divulgação da polêmica matéria da revista Veja sobre a delação premiada de Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobras, que citou diversos nomes de políticos ligados ao governo atual. Além disso, como esta pesquisa foi a primeira feita após a morte de Eduardo Campos, não há base de comparação para os resultados, informa a Carta Capital.

Para o primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) aparece na frente com 36% dos votos, contra 28% da Marina Silva (PSB) e 15% do Aécio Neves (PSDB). Os demais candidatos somam apenas 2%, enquanto brancos e nulos totalizam 7%. Não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder completam a pesquisa com 13% dos entrevistados.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já na simulação de 2º turno entre Dilma e Marina, a quantidade de eleitores que votam em branco, nulo ou estão indecisos ainda soma 17% – sendo 10% branco/nulo e 7% indecisos. Apesar de Marina ainda estar numericamente à frente no segundo turno, 49% do eleitorado aposta na vitória de Dilma, enquanto 31% acredita que a ambientalista será a nova presidente e apenas 8% aposta em Aécio, mostra o Vox Populi.

Aécio é o mais “rejeitado”
Já em uma disputa entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 44% a 36%, com 12% de brancos e nulos e 8% de indecisos, revela a pesquisa. O Vox Populi não fez uma simulação entre Marina e Aécio.

Além de perder em uma simulação de 2º turno com Dilma e estar com quase a metade dos votos da 2ª colocada nas pesquisas para o 1º turno, o candidato do PSDB ainda aparece com o maior índice de rejeição na pesquisa da Carta Capital: 45%. Dilma tem 42%, enquanto Marina, 40%.

Continua depois da publicidade

O levantamento, com duas mil entrevistas em 147 cidades, foi realizado entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014.

No aguardo do Datafolha
Ainda hoje, é aguardada uma nova pesquisa Datafolha, que está prevista para ser divulgada no Jornal Nacional.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers