Por Tatiana Fernandes Gurjão Em mercados  17 ago, 2012 12h26

EUA podem entrar em recessão dentro de três meses, alerta LCA

Depois de relatar terceiro mês seguido de resultado negativo na atividade industrial, economistas estimam 35% de chance de retração

Por Tatiana Fernandes Gurjão Em mercados  17 ago, 2012 12h26

SÃO PAULO - Os Estados Unidos podem entrar em recessão no próximo trimestre, segundo análise da LCA. Na última quinta-feira (16), foi divulgado o resultado do Philly Fed Index, indicador que mede o nível de atividade industrial no país. O índice, apesar de ter registrado leve melhora - passando de um recuo de 12,9 em julho para uma retração de 7,1 em agosto -, apresentou resultado negativo pelo terceiro mês seguido.

"O Philly Fed é a sondagem que antecipa com maior precisão o início das recessões nos EUA", explica a equipe da LCA, em relatório. Assim, os economistas desenvolveram um modelo que relaciona o desempenho econômico e o indicador e chegaram à conclusão que há 35% de chance do país entrar em recessão no próximo trimestre.

Apesar da probabilidade mostrar sinais de estabilização, os economistas sugerem que ela pode refletir os riscos do abismo fiscal que o país enfrenta, o que impacta negativamente a confiança do empresário.

Outro indicador de atividade deste mês, o Empire Manufacturing Index do Fed de Nova York, apresentou sua primeira leitura negativa desde outubro do ano passado.

De acordo com o analista da XP Daniel Cunha, a abertura da pesquisa confirma um momento ainda mais contido nas atividades industriais, sem sinais de recuperação mais forte no curto prazo. "Juntando com a região de NY, indicadores vão sinalizando um terceiro mês de ISM (índice que mede atividade no setor de serviços) abaixo do aguardado, o que se confirmado, seria negativo para o sentimento de risco dos participantes de mercado."

O Philly Fed Index é um indicador divulgado na terceira quinta-feira, produzido pelo Federal Reserve Bank da Philadelphia, para medir o nível de atividade industrial nos EUA. Um índice abaixo de zero indica que a atividade industrial está em retração, enquanto um índice maior que zero significa que ela está em expansão.

 

Wall Street - bandeira dos Estados Unidos - bolsa de Nova York
(Getty Images)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Contato