Em mercados

Standard & Poor's rebaixa rating grego para default seletivo

Reestruturação do crédito acordada pelo governo da Grécia não possui compensação adequada, diz agência

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu os ratings da Grécia nesta segunda-feira (27). O rating de dívida soberana longo prazo e o de dívida soberana de curto prazo foram reduzidos de CC e CCC, respectivamente, para SD, indicando um default seletivo no país.

Os novos ratings de dívida soberana ocorrem após a decisão do governo grego de inserir CACs (Cláusulas de Ações Coletivas) em certas séries de dívida do país, com efeito retroativo. Com isso, o país altera os termos originais para outros menos interessantes, uma vez que o efeito dessas cláusulas é de manter todos os investidores ligados a um novo acordo que apenas um quórum pre-determinado concordou.

Possível default em breve
"Em nosso critério, podemos tanto rebaixar o rating grego para SD quanto para D", afirmou a instituição. A decisão unilateral do governo grego, destaca a agência, é de fato uma reestruturação do crédito. Essa reestruturação, que podem incluir um montante do principal da dívida reduzido, um tempo de maturação mais elevado, um juro menor ou pagamento em outra moeda, não possui uma compensação adequada.

Porém, a S&P não vê as CACs como uma mudança nos incentivos do governo de pagarem suas obrigações inteiramente e no tempo estipulado, mas é uma forma de reduzir o poder de barganha dos investidores em uma possível reestruturação de sua dívida. Se essa reestruturação for concluída, a agência deve considerar o default seletivo como terminado e pode voltar a elevar o rating grego para CCC. 

"Nesse contexto, qualquer retorno para o rating de CCC dependerá da visão da instituição sobre a perspectiva econômica incerta e a, ainda grande, dívida governamental", afirmou a S&P. A agência frisa que se a reestruturação não for aceita pelos investidores, o país deve enfrentar uma moratória, restringindo ainda mais o acesso do país ao mercado de capitais

Confira a metodologia de notas das principais agências:

S&P Moody´s Fitch Grau

AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-

Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo

Contato