O governo conseguirá escapar de uma nova rodada de concessões na reforma da Previdência?

O programa Na Real na TV vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 14h

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O governo conseguiu, na semana passada, superar a primeira de muitas difíceis etapas para a aprovação da reforma da Previdência no parlamento, mas as flexibilizações no texto original já acenderam um sinal de alerta entre os agentes econômicos. Para alguns, a rodada de concessões em troca da construção do apoio necessário à proposta de emenda constitucional já era esperada, enquanto outros chamam atenção para o fato de o governo, mesmo após abrir mão de pontos importantes do texto, ainda não contar com o quórum necessário para uma votação em plenário — neste caso, pelo menos 308 votos favoráveis em dois turnos na Câmara.

Os desafios a serem enfrentados nesta matéria ainda são maiores do que as vitórias que a base de Michel Temer conquistou na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e comissão especial da reforma previdenciária na casa legislativa até agora. Além de toda a tramitação na Câmara, ainda há um longo caminho a ser percorrido no Senado Federal. Tendo isso em mente, quais são as chances de o governo ter que recorrer a uma nova rodada de concessões e desidratar ainda mais seu principal projeto do ano? Qual será o tamanho da reforma previdenciária aprovada pelo Legislativo? Ela será suficiente para conter a escalada das despesas públicas e sinalizar maior sustentabilidade das contas do Estado brasileiro?

Para responder a essa e outras perguntas, o programa Na Real na TV recebe, na tarde desta segunda-feira (8), o analista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Acompanhe a entrevista ao vivo:

O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.