Constituinte: a reforma do Brasil

O jurista Heleno Torres é o convidado dessa semana no Na Real na TV

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – A convocação de uma Assembleia Constituinte para promover uma reforma profunda nas leis brasileiras em um momento de crise como o atual dificilmente resultaria em resultados equilibrados devido aos obstáculos que surgiriam para chegar a consensos em torno de temas mais controversos. Por isso, seria melhor que houvesse foco em temas específicos, como a da Previdência Social e o foro privilegiado, por exemplo. A avaliação foi feita pelo jurista Heleno Torres, durante o programa Na Real na TV desta semana. 

Torres afirmou ainda que Estado deveria “abrir mão de interferir na economia” e “invadir o mercado com força desproporcional” como faz atualmente. O jurista defendeu que a atuação dos governos se dê apenas em casos que sirvam ao interesse nacional, como do Petróleo. “Por isso, uma estatal do petróleo se justifica”, afirmou, ao comentar o regime jurídico das estatais.

No programa, o Torres comentou também a crescente judicialização do processo político brasileiro. Segundo ele, o STF precisa dar resposta para as demandas que lhe são encaminhadas e, por isso, os pareceres mais frequentes sobre temas ligados ao Congresso não são necessariamente negativos. O que deve ser evitado, comentou, é a aturação política pelos juízes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assista à íntegra do programa no vídeo abaixo: 

 

 O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.