Com a lista de Janot, Congresso vai correr para apressar a anistia dos caixas 1, 2, 3…

Uma grande preocupação é que o terremoto que as denúncias do procurador podem provocar prejudique ainda mais o ritmo de funcionamento do Congresso e atrase a discussão das reformas.

José Marcio Mendonça

Ex-procurador-Geral da República, Rodrigo Janot (Crédito: Agência Brasil)

Publicidade

Com os olhos e os ouvidos, os corações e as mentes voltados para os movimentos da Procuradoria-Geral da República, de onde deve sair esta semana a “segunda lista de Janot”, com as denúncias contra políticos, ex, governantes e ex, baseadas nas delações premiadas de 77 executivos da Odebrecht, partidos e políticos no Congresso, com a “discreta” simpatia do Executivo, vão começar a botar para fora o plano de anistiar as doações empresarial de campanha. Seja no já conhecido caixa 2, mas agora também no caixa 1 ou qualquer outro caixa que venha a aparecer nas investigação da Operação Lava-Jato e similares.

Esta é a ideia fixa que acompanha o mundo político de A a Z.

O procurador Rodrigo Janot, segundo as indicações disponíveis, deverá enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a qualquer momento a partir de hoje, o pedido inicial de abertura de cerca de 80 inquéritos, que devem atingir figuras carimbadas da base de sustentação política do governo, de PMDB a PSDB e menos votados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Haverá também pedido de quebra de sigilos, mas isto demorará alguns dias para as  denúncias virem a público, pois dependerão do despacho inicial do ministro Edson Fachin. De todo modo, ninguém está livre de vazamentos, nem de ter seu nome agraciado.

O movimento da anistia que já grassava solto ganhou um encorajamento, ainda que indireto, com a declaração do ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes, de que é preciso “desmistificar” o caixa 2.

Os parlamentares vão tentar ainda, até setembro, aprovar novas regras para o financiamento das campanhas eleitorais, com a volta de algum tipo de contribuição empresarial. Isto no bojo de mais uma reforma eleitoral.

Continua depois da publicidade

O presidente Michel Temer, que tem um de seus principais ministros como um muito provável alvo, o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, tem mandado emitir sinais de que não está preocupado com isto. Sabe-se que são declarações para efeito externo. O Planalto também está em tensão máxima.

Primeiro, porque pode abater pessoas do coração equipe presidencial, como é o caso de Padilha e Moreira Franco, desarranjando parte de sua operação política no Congresso. O ministro da Casa Civil volta hoje a Brasília, depois de uma licença para uma cirurgia, e deve ter sua situação definida. Não é impossível que comece preparar a despedida do cargo.

Segundo, porque a depender do terremoto que as denúncias de Janot causarem no Congresso, individualmente e nos partidos, ele pode provocar uma meia paralisação das atividades das duas casas, com prejuízos para a votação das propostas de reformas do governo. O Congresso pode cair num salve-se quem puder e ficar totalmente dominado pela obsessão da anistia aos financiamentos de campanha. E nada mais.

Um outro motivo de agitação política amanhã na capital da República será o depoimento do ex-presidente Lula na Justiça Federal, no processo em que é acusado de tentar barrar investigações da Lava-Jato. Há um temor de que movimentos sociais possam fazer muito barulho por lá em defesa do ex-presidente e de algum confronto com forças de segurança.

Outro depoimento muito aguardado, este hoje em Curitiba, é o Emílio Odebrecht ao juiz Sérgio Moro, como testemunha de seu filho Marcelo. Ambos, pai e filho, a lembrar, fizeram delações premiadas.

Destaques dos

jornais do dia

– “Recessão provoca queda e faz receita dos estados cair ao nível de 2011” (Valor)

– “Disputa por aeroportos no país deve atrair novos grupos” (Estado)

– “Sucesso no leilão de rodovia em São Paulo poderá animar rodada de abril” (Valor)

– “Atoleiros esvaziam BR-163 e encarecem escoamento da safra” (Folha)

– “Bagagem cobrada: regra muda, preço do bilhete, não” (Globo)

– “Temer eleva gastos em projetos da área militar” (Folha)

LEITURAS SUGERIDAS

George Vidor – “Falta ainda o azul” (diz que PIB já será positivo no trimestre, mas ponto final da crise depende do azul dos números do emprego) – Globo
Editorial – “Reduzir os juros” (diz que queda rápida da inflação cria oportunidade para acelerar ainda mais o corte das taxas do BC) – Folha
Moisés Naim – “A grande fúria” (diz que a classe média dos países ricos se sente ameaçada e exigirá resultados de seus governos) – Estado

Destaques dos jornais

do fim de semana

SÁBADO

– “Inflação cai e mercado projeta IPCA inferior a 4%” (Estado/Folha/Globo)

– “Erro fez consumidor pagar R$ 1,8 bi a mais na conta de luz” (Estado/Globo)

DOMINGO

– “Andrade indica propina em Tribunal de Contas paulista” (Folha)