Decifremos Trump e o levemos a sério

Creio que já está na hora de deixarmos, das conversas informais às ações políticas, de subestimar o novo senhor da América

Francisco Petros

Publicidade

“Quanto mais eu refletia sobre o assunto mais crescia em mim a convicção de que justamente de um tal movimento pequeno é que algum dia poderia ser preparado o reerguimento da nação, e nunca dos partidos políticos parlamentares, presos a velhos preconceitos ou mesmo dependentes dos proveitos do novo regime.”

“A destruição da economia nacional, em beneficio do capital internacional, é um fim que foi atingido graças à tolice e à boa fé de um lado e a uma covardia inominável do outro.”

“Nós não aceitaremos mais os políticos que são todos conversa e nenhuma ação – constantemente reclamando, mas nunca fazendo nada sobre isso. A conversa acabou.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Todas as decisões sobre comércio, impostos, imigração e assuntos externos serão feitas para beneficiar os trabalhadores americanos e as famílias americanas. Devemos proteger nossas fronteiras dos estragos de outros países que fabricam nossos produtos, roubam nossas empresas e destroem nossos empregos. Proteção levará a grande prosperidade e força.”

“Por muitas décadas, enriquecemos a indústria estrangeira à custa da indústria americana; Subsidiaram os exércitos de outros países, ao mesmo tempo em que permitiam o triste esgotamento de nossas forças armadas; Defendemos as fronteiras de outras nações, ao mesmo tempo em que nos recusamos a defender as nossas; E gastou trilhões de dólares no exterior, enquanto a infraestrutura da América caiu em condições precárias e decadência.”

As citações acima tem raízes comuns e conhecidas. Destacamos, dentre outras: (i) o nacionalismo, (ii) o desprezo pela classe política, (iii) a visão redentora da própria visão sobre a política e a economia, (iv) o estímulo meramente ideológico ao aguçamento das diferenças sociais e (v) a perspectiva de que haja “segurança” em um “novo regime”.

Continua depois da publicidade

Pois bem: as duas primeiras frases foram extraídas do livro Mein Kampft (Minha Luta) de Adolf Hitler. As três últimas foram coletadas do discurso de Donald Trump na sua posse na última sexta-feira, dia 20.01.2017.

Creio que já está na hora de deixarmos, das conversas informais às ações políticas, de subestimar o novo senhor da América. Até agora, ele é tratado como “surpresa”. Poucos se debruçaram sobre a tarefa de o decifrar e mostrar as suas entranhas perigosamente autoritárias. Noto inclusive certo acanhamento na mídia norte-americana que apostou fichas e fichas na candidata democrata Hilary Clinton e depois não teve como se justificar perante o público.

No seu discurso inaugural, Trump citou apenas uma vez a palavra “liberdade”. Barack Obama citou-a cinco vezes. Ronald Reagan, o mais notório republicano do século passado, citou-a 13 vezes (“liberty” e “freedom”).

O que mais me impressionou em Donald Trump, desde o seu surgimento político em meados do ano passado, foi a sua capacidade de criar uma realidade virtual que simplesmente não existe, mas que meticulosamente lhe serve, sem que as contestações lhe desmoralizem. Nem mesmo a fiscalização promovida pela (antes) poderosa mídia norte-americana e, ainda, o bom senso do “cidadão comum” conseguiu pôr à prova a incongruência entre a criação virtual do novo presidente e o fato concreto.

Por meio dessa estratégia que combina o “virtual” com o “desejado pelo público”, houve sistemático despertar do silencioso sentimento de frustração dos americanos com o desenvolvimento do capitalismo na América nesses tempos de globalização. A exclusão social, o aumento gritante das diferenças entre as classes, a decepção constante dos cidadãos com o sistema de representação política, a forma “plutocrática” que as campanhas políticas assumiram, a falta de funcionalidade do sistema financeiro, o desemprego seletivo nas regiões operárias mais longínquas, dentre muitos outros aspectos, são causas para a ascensão deste “bufão da América”.

Ademais, viu-se os tributos sendo utilizados para salvar não apenas os bancos, mas também os banqueiros que fizeram falcatruas e pilantragens. A superação da crise de 2008 fez-se com a utilização em certo momento (2012) de cerca de USD 1,2 trilhão de dinheiro público. Enquanto isso, boa parte das classes média e pobre perderam as suas casas em função do desemprego que culminou com a perda da propriedade para os garantidores das dívidas do sistema de financiamento de imóveis. Agora, Trump quer retirar a universalidade do sistema de saúde.

Donald Trump, portanto, é fruto da doença atual da democracia norte-americana (e mundial), qual seja, o capitalismo que sempre serviu à ascensão social e ao desenvolvimento econômico vê-se encalacrado no “financismo” que instabiliza o sistema e, por consequência direta, “na cristalização da mobilidade social” dada a concentração de riqueza. Trata-se, com efeito, da perfeita conspiração contra o “sonho americano”. Em tempos em que cerca de 60% dos americanos se informam via “redes sociais” (Pew Research Center) nas quais a notícia se confunde com o boato, senão a criação mais absurda do emitente da informação, Trump cativou o eleitorado e, arrisco dizer, a Nação.

Notável é verificar que mesmo em “momentos oficiais”, Trump constrói o imaginário popular com surpreendente liberdade. Na visita que fez esse fim de semana à CIA (Agência Central de Inteligência), ele inferiorizou os consistentes argumentos que a mídia trouxe sobre a sua visão relativa aos temas de segurança nacional por meio da alegação de que “enfrentava uma guerra com a mídia”. Ninguém prestou mais atenção à ação da mídia investigativa, mas tão somente à reação do novo presidente da América. Um perigo!

Outro fato criado por Trump que merece atenção é o argumento de que o Congresso pode atrapalhar. No exato momento o Grand Old Party (como corriqueiramente é chamado o Partido Republicano) domina ambas as casas, por que Donald Trump se encarrega de citar o Capitol Hill, sede do Congresso dos EUA, como empecilho para o retorno da “Grande América”? Talvez seja porque o novo presidente dos EUA deseje mais poder que o que já lhe está disponível pela Constituição de 1787. Ademais, o respeito do novo primeiro mandatário da América ao seu próprio partido não deve ser elevado, afinal desde os anos 90, o apresentador de O Aprendiz já mudou cinco vezes de partido. (Já imaginou se fosse brasileiro?). Provavelmente, Donald Trump não aprecie a Política como forma civilizada de administração e conciliação de interesses. O fantasma de Putin talvez não seja tão abstrato assim…

Há aqueles que preferem se ancorar na crença de que a democracia norte-americana é sólida, que as instituições funcionam e que nada que atente aos valores da América pode prosperar. Hum…Para estes é preciso registrar que não apareceu ainda nos EUA nenhum presidente com o perfil do bilionário: sem experiência política, sem ter exercido qualquer função pública, sem entender bulhufas de assuntos militares, de não dominar os dados e os aspectos das políticas públicase de fazer discursos populistas dos quais pode vir a sua própria ruína vez que ele é parte integrante da “elite” a qual tanto despreza em seus discursos. Portanto, esse “conto da carochinha” de que as instituições são sólidas, etc. e tal, não encontra respaldo nos fatos: Trump furou todas as barreiras institucionais que agora lhe apareceram. Também não devemos esquecer que a sociedade norte-americana não parece ter se importado concretamente com os ataques do ex-apresentador de TV às mulheres, aos homossexuais, à mídia, aos mexicanos, aos imigrantes, aos europeus, etc.

Não está claro quais são as forças políticas que neutralizarão o Republicano. Estas devem surgir em algum momento, mas a minha percepção – não é previsão! – é que haverá muita turbulência à frente até que a sociedade norte-americana e o mundo tenham todos os contornos deste intuitivo personagem político que surgiu na Democracia da América.

Os ideólogos, dentre eles o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich e o novo “estrategista” da Casa Branca Steve Bannon, tem comparado Donald Trump a Andrew Jackson, o presidente dos EUA que apelou diretamente ao povo para combater as elites que ocupavam as instituições do país e impediam o desenvolvimento econômico. Ocorre que Jackson conquistou o apoio popular de forma inclusiva e depois transformou as instituições em um movimento pró-democracia. Trump sequer conquistou a maioria dos votos, apesar de ter vencido no sistema eleitoral indireto dos EUA. Sua plataforma desrespeita as instituições dos EUA e o seu nacionalismo é risco relevante para a economia, não só a norte-americana, mas a mundial.

O legado de Donald Trump pode ser muito doloroso para o mundo. É hora de combate-lo e não de subestimá-lo. Perigosamente, diga-se.