O começo do fim? Sobreviver à cassação será o principal desafio de Temer em 2017

O programa Na Real na TV desta semana entrevista Rafael Cortez, analista político da Tendências Consultoria, a partir das 14h; acompanhe

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O debate em torno do mandato presidencial que se dará no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é principal desafio que o Michel Temer enfrentará em 2017, na avaliação de Rafael Cortez, analista político da Tendência Consultoria Integrada. “Ainda que as chances de interrupção de mandato sejam baixas, em algum momento esse debate vai entrar com força na agenda política e precisará ser enfrentado”, afirmou em entrevista ao Na Real na TV.

Para o especialista, outros temas como a discussão do modelo de financiamento de campanha e as potenciais novas revelações de delações premiadas também devem se impor como discussões importantes no ano. “O governo vai precisar encontrar uma forma de manter a agenda reformista caminhando”, projetou Cortez.

Para ele, a ex-presidente Dilma Rousseff encarou um dilema semelhante. “Quando o governo Dilma perdeu a funcionalidade, ficou difícil se contrapor aos questionamentos do mandato. Se quando o TSE for julgar o mandato do Temer as instituições estiverem operando com normalidade, o custo de uma decisão contrária ao presidente será muito alto”, afirmou. Por isso, estima Cortez, Temer deve permanecer no cargo e o país só terá uma nova transição com as eleições presidenciais de 2018.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assista abaixo à íntegra da entrevista: 

O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.