O descompasso entre presente e futuro

A atividade na construção civil reduziu o ritmo de queda, mas a acomodação em um patamar baixo como o atual não é muito alentador.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Ana Maria Castelo é pesquisadora do Ibre/FGV

As sondagens de opinião realizadas com empresários e consumidores vêm mostrando grande descompasso entre a percepção em relação à situação corrente e às expectativas para os próximos meses. O desalento com o momento presente reflete essencialmente as dificuldades que consumidores e empresas continuam a enfrentar em decorrência do aumento do desemprego, da queda da renda e do crédito mais caro. Por outro lado, a possibilidade de retomada da atividade a partir do próximo ano passou a fortalecer as expectativas de todos.

No setor da construção, a Sondagem da FGV mostra que esse descompasso entre presente e futuro vem crescendo nos últimos meses, mesmo com a melhora do Indicador de Situação Atual (ISA). Especialmente em outubro, a diferença entre o ISA e o indicador que avalia a demanda futura e a tendência dos negócios nos próximos meses atingiu o ponto máximo da série histórica iniciada em julho de 2010. O Índice de Confiança da Construção (ICST) ficou praticamente estável – alta de apenas 0,1 ponto em relação a setembro por conta da queda no Índice de Situação Atual, que interrompeu uma sequência de quatro elevações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por trás desse aparente paradoxo há o fim do ciclo imobiliário iniciado em 2007, das obras do MCMV 2, a paralisação do PAC e dos investimentos dos estados e municípios. Os indicadores setoriais, com alguma defasagem, mostram a razão do pessimismo empresarial. Em 2016 até agosto, a produção de cimento caiu 14,8% em relação ao ano passado e a produção de insumos da construção, 12,4%. Nesta mesma comparação, o volume de vendas no varejo de materiais de construção diminuiu 12,2%. O emprego nas construtoras registrou queda de 14,2%.

Como os próprios empresários apontam na sondagem de outubro, a demanda insuficiente é atualmente a principal limitação à melhoria da atividade: a demanda das famílias, das empresas e do governo tem que voltar a crescer para o reinicio do ciclo.

Nos últimos meses, algumas notícias fortaleceram o ânimo empresarial em relação ao futuro como o anúncio do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), a sinalização de retomada de obras paradas do MCMV e as novas contratações do programa.No entanto, as expectativas continuam alimentadas por notícias que ainda não se efetivaram, ou ainda, que não determinaram o início de um novo ciclo de crescimento. Assim em outubro, o percentual de empresas prevendo redução do total de pessoal ocupado voltou a crescer, interrompendo a melhora observada desde abril do indicador de mão de obra prevista nos três meses seguintes.

Continua depois da publicidade

De todo modo vale comemorar o fato que a atividade reduziu o ritmo de queda, mas a acomodação em um patamar baixo como o atual não é muito alentador. Para mudar esse quadro, o Programa de Parcerias de Investimento precisa ganhar velocidade.