Museus do Brasil: a Luz e a Amazônia

Que vivam os Museus, seus acervos, lições, exortações e provocações educativas, elucidativas, para reconstruir o Brasil.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Alfredo MR Lopes é jornalista, escritor, especializado em assuntos da Amazônia

O que tem em comum o Museu da Luz, da Palavra ou da Língua Portuguesa na capital paulista – alvo de uma tragédia que destruiu suas instalações em dezembro último, e que não pode ser objeto de um segundo incêndio com a eventual desmobilização de seus atores e curadores educacionais – e o Museu da Amazônia, a maior coleção a céu aberto de bio-artefatos da Terra, no coração e na tradução da maior floresta tropical de que a humanidade dispõe? Na floresta e na cidade os Museus abrigam as conquistas e as utopias – como antecipação de um projeto possível – da humanidade.

No frisson urbanístico da Pauliceia, mais do que nunca desvairada por seus desacertos e desencantos políticos, no Museu da Língua Portuguesa não se pode interromper a obstinação de seus atores por fazer aflorar, intra e extramuros da instituição, a significância, a imanência e transcendência que a Palavra representa e expõe, ao anunciar e denunciar a plenitude versus descuido com este enigma que é o existir desta civilização. O afluxo extraordinário de visitantes, motivados em desvendar os mistérios da Palavra, explica naquele lugar o papel da Educação para emergir o novo em movimento, fator de agitação a favor daquele Museu, cuja Musa central é a Palavra. O atendimento de quem ali desembarca ou pelas redondezas circula, entre uma e outra estação ou aglomeração pública, tematiza os enigmas cotidianos que a Palavra encerra. O que é um Chamego, pra que serve a Política, Ninguém é melhor do que Ninguém…

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

É curioso e desconcertante que o Museu da Palavra tenha surgido no Jardim da Luz. Assim como, o Museu da Amazônia, MUSA, cujo nome institucional é Museu Botânico Adolpho Ducke, surge em homenagem a um botânico italiano, que escolheu a Amazônia para viver e decifrar enigmas, e que recomendou cuidadosamente aquele local, nos anos 50, para uma reserva de observação da dinâmica florestal, consciente de que ali estava bem mais que a síntese dos biomas da diversidade amazônica. Na floresta, o a musa do MUSA é a vida que ali borbulha e que, urgentemente, o Brasil precisa visitar, entender, equilibrar…

Como os cortes de “despesas” priorizam sempre as ocupações e investimentos culturais e educacionais em tempo de crise, o Museu da Língua Portuguesa, sim, com todo orgulho, como se fez com a Inglesa pelo mundo afora, da Palavra, como se convencionou descrever, não pode pensar e calar sua peregrinação libertária. A Palavra, essa chave de elucidação da existência, não pode correr o retornar ao zero, condicionada ao resultado arquitetônico de recuperação dos escombros. A peregrinação da Palavra foi recentemente acolhida, aplaudida e intimada pelo interior paulista e segue monitorada pelo olhar do país.

O mesmo paradigma de inquietação se aplica ao acervo fantástico e emblemático da biodiversidade e da identidade cultural, sócios,bienal do Brasil tropical, equatorial, do qual o Museu da Amazônia tem sido protagonista. A riqueza produzida pelas empresas da ZFM, Zona Franca de Manaus, a base econômica da Amazônia Ocidental, em lugar de injetar ciência e desenvolvimento aos programas e projetos que pudessem fazer da renúncia fiscal um bioma oportunidades sustentáveis em favor da floresta e sua gente, segue confiscada pela União para outros fins.

Continua depois da publicidade

Mergulhar neste Eldorado Botânico e aferir suas miríades de oportunidades e riquezas de toda ordem para o país já era intuição e premissa das andanças amazônicas de Alexandre Rodrigues Ferreira, relatadas em suas Viagens Filosóficas, no início do Século XVIII, a mando da Coroa Portuguesa, empenhada em subtrair a Amazônia do poderio espanhol. Fascinado pelo alarido florestal aí conquistado – a Biblioteca Mário de Andrade tem um exemplar raro da primeira edição- e com repercussão na “mídia” europeias dos demais viajantes, ingleses, holandeses e franceses, o botânico Barbosa Rodrigues, quando percorreu os afluentes do Amazonas entre 1872 e 1874, convenceu a Princesa Isabel e o Conde D’Eu, a implantar o Museu Botânico do Amazonas, em Manaus, em 1883. A República, na trilha da Cabanagem, o gesto perverso do Brasil remover ou ignorar o rosto amazônico, nos 30 a 50 daquele século, promoveu seu fechamento em 1890, confiscando seu acervo para adensar o Jardim Botânico da capital federal onde ainda perduram muitas coleções do Amazonas, especialmente bromélias e orquídeas.

Num ensaio recente e estimulante sobre “Os Museus e o futuro do Brasil”, o professor Jacques Marcovitch , FEA/USP, reflete sobre a experiência italiana de confiar a preciosidade de seus museus a reconhecidos museólogos aptos na articulação e planejamento de longo prazo, na gestão de projetos, na administração de orçamentos e na estruturação de prioridades, além de muito talento para dialogar com as mudanças frenéticas de valores e padrões da modernidade digital. Isso significa, no limite, ingressar nas mídias sociais para cumprir o papel de partilhar acervos, propiciar o diálogo de culturas, interatividade entre natureza e cultura, e entender os desafios, questionamentos e respostas de cada sociedade ao longo da história na projeção/fabricação do seu porvir.

E se para o termo Democracia, centenas de pessoas, nas imediações do Museu, deram a essa Palavra a multiplicidade de expectativas do cidadão, em cada Bertholetia excelsa, a árvore sagrada das castanhas do Brasil, dormitam as chaves da saúde, da beleza e da nutrição de que o país precisa, no resguardo de seus valores, identidade, dignidade e prosperidade geral. Que vivam, pois, os Museus, seus acervos, lições, exortações e provocações educativas, elucidativas, para reconstruir o Brasil.