Nos Estados Unidos, Temer tem reuniões para tentar atrair investimentos em infraestrutura

Mas o presidente deixa, no Brasil, mais um ruído em sua base aliada: sua aproximação com os órfãos de Eduardo Cunha, o Centrão, causou desconforto no trio PSDB-DEM-PPS.

José Marcio Mendonça

Publicidade

O presidente Michel Temer está em Nova York para discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU e para uma série de encontros bilaterais para “vender” a imagem do novo governo, papel que não pode cumprir integralmente duas semanas atrás na reunião do G-20, porque ainda vivia uma certa “timidez da interinidade” a estava um tanto quando “assustado” com as acusações de “golpismo”.

Agora, nesta terça-feira, ele deve fazer um discurso mais assertivo, com as linhas mestras da nova política externa brasileira. Será de fato a entrada de Temer no cenário político e econômico internacional. Temer vai conversar com líderes internacionais e dirigentes de grandes bancos: o foco é atrair investimentos, especialmente para o programa de concessões e privatizações na área de infraestrutura.

O presidente, porém, deixa no Brasil um rastilho que pode vir a azedar as relações de seu governo com os aliados no Congresso Nacional, que ele ainda não conseguiu azeitar totalmente. Com ações mais recentes, principalmente ao reafirmar a disposição de não ceder mais na questão do ajuste fiscal – inclusive vetando o generoso aumento salarial que o Congresso havia aprovado para os defensores públicos – Temer havia alcançado acalmar seus principais críticos na aliança, o trio DEM-PSDB-PPS.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No fim de semana, com Temer já de malas prontas, baixou mais uma dose de “ciumeira” no antigo bloco oposicionista liderado pelos tucanos, que, como se sabe, querem ter voz ativa – e se possível preponderante – no novo governo e ainda temem as manobras do próprio Temer e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com vistas à sucessão presidencial de 2018.

MEIRELLES: CONGRESSO NÃO PODE

DESFIGURAR A PEC DO TETO

Continua depois da publicidade

A motivo do curto circuito foi o almoço que o presidente ofereceu aos líderes do chamado Centrão, com direito a fotos cheias de sorrisos e a um manifesto de apoio às propostas do presidente, na sexta-feira. O objetivo do Planalto era exatamente conquistar os insatisfeitos órfãos de Eduardo Cunha para as propostas de reforma da economia e da administração. Garantir votos, enfim – inicialmente para PEC do Teto de Gastos e depois para a reforma previdenciária. Em entrevista a “O Estado de S. Paulo”, o ministro da Fazenda diz que a a proposta não pode ser desfigurada.

Tucanos e companhia viram um objetivo subliminar: juntar o Centrão ao PMDB e formar um bloco informal poderoso de apoio ao governo, exatamente para enfraquecê-los e reduzir o poder de pressão que eles exercem no momento. Paralelamente, o grupo acha que Temer, o PMDB e o Centrão estão ajustando um acordo para disputar a presidência da Câmara, no ano que vem, lugar que os tucanos aspiram.

Na volta, Temer terá, além de administrar essa insatisfação, de administrar uma outra “ciumeira” que começa a se instalar em seu governo: está incomodando a alguns ministros o excesso de interferência (ou de palpites) em quase tudo na administração do poderoso ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, coadjuvado pelo ministro Geddel Vieira Lima. O incômodo chega até à área econômica.

Temer deverá definir também o nome de um porta-voz para a Presidência da República, para tentar unificar o linguajar do governo e evitar o bate cabeça de ministros e as informações desencontradas que têm dado munição para a oposição, casos da reforma trabalhista e da reforma da Previdência.

Na mesma linha, o presidente, que já estava mais falante nos últimos dias, vai começar a sair de Brasília, para inaugurar obras, apresentar projetos, discursar – enfim, tornar-se mais visível e tornar seu governo mais aberto para começar a bloquear os movimentos de rua da oposição. Temer sentiu o cheiro desses protestos ao desembarcar nos Estados Unidos.

Não se espera nada de excepcional, nenhuma decisão crucial nas próximas duas semanas na seara política e do Congresso Nacional – serão tempos apenas de eleições municipais. Os candidatos e seus apoiadores, principalmente os deputados e senadores e os partidos estão assustados: até agora a eleição não “pegou” junto ao eleitor, não está empolgando. Surpresa somente do imponderável, do imprevisível da Operação Lava-Jato.

A grande expectativa da semana é no campo econômico: a reunião amanhã e depois do Banco Central do Estados Unidos. Há temores, fundados segundo muitos analistas, de que o Fed, finalmente, comece a elevar os juros norte-americanos. A gangorra da bolsa e do dólar no Brasil na semana passada já ocorreu, em parte, por causa desse temor.

Outros destaques

dos jornais do dia

– “Receita dos estados recua 6,2% de janeiro a agosto” (Valor)

– “Governo oferece aval para que estados tomem até R$ 20 bi em empréstimos” (Estado)

– “Temor de mudanças na Previdência eleva em 25% o número de concessões de aposentadorias” (Globo)

– “PIB perde 0,6% por aposentadorias precoces” (Valor)

– “TCU aponta fiscalização frouxa e cobra metas rigorosas para teles” (Folha)

– “Congresso articula volta da doação eleitoral de empresas” (Estado)

LEITURAS SUGERIDAS

1. Paulo Guedes – “A proposta ganha-ganha” (diz que a aprovação de uma reforma política vai ao encontro das ruas e assegura sustentação parlamentar orgânica às reformas econômicas) – Globo

2. Editorial – “Estado calamitoso” (diz que governadores pressionam Planalto em busca de recursos –a situação é delicada, mas negociação deve se dar em termos mais maduros) – Folha

3. Luiz Carlos Mendonça de Barros – “Olhando para a frente” (diz que Brasil vive o fim da queda do vácuo na atividade e o início de ainda tímido de uma recuperação em V, que ficará claro em 2017) – Valor

Destaques dos jornais

do fim de semana

SÁBADO

– “Brasil perdeu 1,5 mi de vagas de trabalho no ano passado” (Globo/Estado/Folha)

– “Petrobras quer cortar hora extra, jornada e salário” (Estado)

DOMINGO

– “Receita cobra R$ 10 bi de investigados na Operação Lava-Jato” (Estado)

– “Siderúrgicas brasileiras tentam barrar fábrica chinesa” (Estado)