Michel Temer diz que agora vai “ser mais presidente da República”

Em entrevista exclusiva a “O Globo” de domingo ele garantiu que não abre mão do “conceito de teto”, sem exceções inclusive para as áreas de saúde e educação, e disse pela primeira vez que é contra o aumento do salário dos ministros do Supremo. Diz-se disposto a “tomar posições que podem desagradar a setores”.

José Marcio Mendonça

Publicidade

Sob o fogo cruzado dos movimentos de protestos da oposição, das pressões do PMDB e de aliados pelo aumento dos ministros do STF e do PSDB contra o reajuste, das resistências de aliados à PEC do Teto de Gastos e desde sexta-feira das denúncias do ex-advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, de que no Palácio do Planalto trama-se contra a Operação Lava-Jato, o presidente Michel Temer decidiu falar duro pela primeira vez desde que está no presidência, tanto interinamente como agora como efetivo.

Em entrevista exclusiva a “O Globo” de domingo ele garantiu que não abre mão do “conceito de teto”, sem exceções inclusive para as áreas de saúde e educação e disse, pela primeira vez desde sempre, que é contra o aumento do salário dos ministros do Supremo. Diz-se disposto a “tomar posições que podem desagradar a setores”.

Seria o encerramento, onze dias depois de efetivado, do que se pode chamar de “síndrome da interinidade” que marcou até agora a presidência Temer. E que estava fazendo muito mal ao governo porque levava à desconfiança de que o presidente não tinha força suficiente para enfrentar no Congresso os desafios para colocar a economia brasileira nos eixos. É a promessa de “um novo” Temer, diferente do presidente meio assustado que apareceu em público na semana passada?

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O recado mais duro parece ter já surtido algum efeito. Segundo ainda “O Globo”, agora em sua edição desta segunda-feira, o PMDB já estaria recuando de sua disposição de aprovar o aumento salarial para o Supremo. Até Renan Calheiros e o líder do PMDB, senador Eunício de Oliveira, maiores defensores do ajuste, estariam dispostos a rever suas posições, deixando a decisão para outra ocasião. Renan queria liquidar tudo na quinta-feira.

Na linha de passar à ação, pacote de concessões deve ser lançado amanhã, segundo o responsável por ele, Moreira Franco. As primeiras concessões devem incluir os aeroportos de Fortaleza, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre. Também deve ser anunciada a venda de ativos do setor elétrico em poder da Eletrobras. Os leilões não terão restrições ao capital estrangeiro. Além do BNDES, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil poderão financiar os concorrentes.

Ainda na área de concessões e privatizações, informa a “Folha de S. Paulo” que o governo pretende relicitar as concessões de rodovias e aeroportos feitas na gestão Dilma Rousseff que não estiverem cumprindo seus contratos.

Continua depois da publicidade

SÓ UM MILAGRE SALVA

EDUARDO CUNHA HOJE

Dois eventos políticos vão dominar a atenção hoje, além das peripécias do governo Temer com seus aliados e seus projetos de ajuste fiscal.

O primeiro é a posse da ministra Carmem Lúcia, sem pompa e circunstâncias, bem discreta, na presidência do Supremo Tribunal Federal, em substituição a Ricardo Lewandowski. Por formação e estilo, a expectativa é que a mineira de Montes Claros leve o STF a atuações mais técnicas e a um menor protagonismo político. Seu discurso de posse é aguardado com grande expectativa nos meios jurídicos e políticos.

O segundo é o julgamento pelo plenário da Câmara do processo de cassação do deputado Eduardo Cunha. Esgotados todas os procedimentos jurídicos possíveis e ainda tentativas inimagináveis de “chicanas”, o destino do deputado fluminense parece definitivamente selado.

De acordo com levantamentos feitos pelos principais veículos brasileiros, há pelo menos 300 parlamentares dispostos a votar pela cassação, e sem concessões – ou seja, sem o mesmo fatiamento da votação de Dilma no Senado, que permitiria a Cunha pelo menos manter seus direitos políticos.

Cunha vai ele mesmo fazer sua defesa, passou os últimos dias entre apelos aos aliados e ameaças veladas de uma “delação premiada”, porém apenas um milagre, que ninguém vê no horizonte, pode salvá-lo. Sua última esperança é faltar quorum para a votação. São necessários 257 votos para encerrar a vida política do ex-presidente da Câmara. E em tempos eleitorais, poucos deputados teriam coragem de dar as caras hoje em Brasília para votar contra a cassação.

Outros destaques

dos jornais do dia

– “BNDES: novas concessões vão ter taxas de retorno atrativas” (Folha)

– “Estados aderem à privatização do serviço de saneamento” (Globo)

– “Aumentam os dissídios e os reajustes parcelados” (Valor)

– “Montadoras e revendas de carros cortam 200 mil vagas” (Estado)

– “Análise de quase 115 mil doações eleitorais constatou indícios de irregularidades em 38.985” (Valor)

LEITURAS SUGERIDAS

1. Paulo Guedes – “Mudar ou morrer” (diz que a velha política vai morrer e quem não mudar vai morrer junto com ela) – Globo

2. Editorial – “Tempo esgotado” (diz que é hora de a Câmara cassar, sem mais manobras, protelação e abrandamento o mandato de Eduardo Cunha) – Folha

3. Marcos Nobre – “O próximo alvo” (diz que Renan pode ser para Temer o que Cunha foi para Dilma e que a persistir a lógica do inimigo número um vai se instalar uma disputa de morte na base aliada) – Valor

4. Editorial – “Um Judiciário judicante” (diz que a posse da ministra Carmem Lúcia na presidência do Supremo é garantia de que o Poder Judiciário será – apenas e tão somente – um poder judicante, conforme preceitua a Constituição) – Estado

Destaques dos jornais

do fim de semana

SÁBADO

– “Alimentos perdem força e inflação em agosto desacelera” (Folha/Estado/Globo)