Não há vontade política no governo para aumentar impostos, mas pode ser inevitável

O Na Real na TV desta semana entrevistou o tributarista e professor Edison Carlos Fernandes, para entender um pouco mais sobre a realidade tributária brasileira e a possibilidade de novas elevações nos impostos

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – As discussões sobre a possibilidade ou não de o governo do presidente interino, Michel Temer, optar por elevar impostos como uma medida a recuperar o desequilíbrio nas contas públicas voltou ao centro do debate recente. Nesta segunda-feira (25), o jornal Folha de S. Paulo publicou entrevista com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na qual ele afirmou que o país terá de passar por uma elevação na carga tributária caso não seja aprovada a emenda que limita o crescimento dos gastos públicos à inflação do ano anterior.

Para entender um pouco mais sobre a realidade tributária brasileira e os efeitos que novos aumentos nos impostos sobre a economia do país e a vida do cidadão, o Na Real na TV desta semana entrevista Edison Carlos Fernandes, doutor em Direito pela PUC-SP. Professor do Núcleo de Direito Tributário do CEU Escola de Direito e da FGV Direito SP (GVlaw), ele também é sócio do Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados.

“Se analisarmos o governo como está, é um governo mais liberal. Acredito que hoje não temos nem condições, apoio e vontade para elevar tributo. Quem sustentou a chegada de Temer ao poder? A [avenida] Paulista dos dois lados: o lado permanente, que é o empresariado, e uma parcela da população. Nenhum desses lados concorda com aumento de tributos. Não há nenhuma bandeira de tributo efetivamente [no governo]“, afirmou Fernandes durante conversa com o jornalista José Marcio Mendonça.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O especialista apoia a proposta de se limitar o crescimento das despesas públicas, mas faz uma ressalva: “A questão de limitação de gastos é muito importante, mas produzirá efeitos mais para frente e também não pode fazê-lo durante muitos anos, porque corre-se o risco de o governo ter lucro”. Para o professor, o governo não tende a adotar políticas que interfiram muito na agenda tributária, mas deve focalizar as atenções em recuperar a atividade econômica, e, desta forma, a arrecadação das quedas que tem sofrido.

O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.