O impasse da Oi só será resolvido depois do equacionamento da dívida

O entrevistado do programa Na Real na TV desta semana é o economista e professor Arthur Barrionuevo, da Fundação Getulio Vargas, especialista no setor de telecomunicações

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A notícia de que a companhia de telefonia Oi (OIBR3; OIBR4) entrou com pedido de recuperação judicial deixa o entendimento no mercado de que, neste momento, além de proteger seu caixa de eventuais medidas judiciais adicionais, serão priorizadas as negociações que envolvem dívidas fundamentais para a companhia seguir funcionando. A leitura do entrevistado do Na Real dessa semana, professor Arthur Barrionuevo, é que é impossível para a companhia honrar com todos os compromissos tais quais eles foram assumidos no momento em que estabeleceu suas dívidas.

Arthur Barrionuevo é professor de Economia na Fundação Getulio Vargas, nas escolas de Administração e Direito. Atua também como consultor econômico sênior nas áreas de defesa da concorrência e regulação de telecomunicações. Também atuou como secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, onde era responsável por políticas públicas de apoio à inovação empresarial. Na área de defesa da concorrência serviu como conselheiro do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Durante a conversa, também foi tratada a surpresa da vitória do “Brexit”, referendo popular que mostrou apoio da maioria do Reino Unido que foi às urnas à saída da União Europeia. “Isso impactará o crescimento mundial. É difícil imaginar algum efeito positivo de uma decisão dessas”, disse o especialista ao jornalista José Marcio Mendonça. Para Barrionuevo, o cenário inspira a chamada aversão a riscos. “A configuração do mercado financeiro internacional vai se alterar”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assista à íntegra do programa:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.