Prisão do amigo de Lula e novela Cunha emperrada voltam a contaminar o ambiente político

Terça-feira acabou sendo mais um dia “improdutivo” no Congresso Nacional – os projetos do ajuste fiscal não deram um mínimo passo. A sessão que votaria a mudança na meta fiscal de 2015 teve de ser adiada

José Marcio Mendonça

Publicidade

A nova investida da Operação Lava-Jato – sintomaticamente chamada “Passe Livre” em alusão ao trânsito aberto que o personagem tinha no governo Lula no Palácio do Planalto – embora recebida olimpicamente tanto pelo governo como ex-presidente, nenhum comentário público de nenhum dos dois, trouxe uma nova turbulência política para a presidente Dilma num momento em que ela respirava mais aliviada.

O clima ficou tenso, como não poderia deixar de ser, dada a relação entre Lula e o pecuarista José Carlos Bumlai, o principal detido de ontem e já encarcerado em Curitiba. Segundos os jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo”, a interpretação do governo é que a “Passe Livre” abala o Planalto ao atingir Lula.

O juiz Sérgio Moro em seu despacho diz que não há suspeita contra o ex-presidente nesse episódio e que o nome dele pode ter sido usado por Bumlai para fazer negócios no governo. Porém, a relação do pecuarista com Lula e família é estreita demais para não gerar temores e especulações. Tanto que nas hostes petistas ontem se dizia que o objetivo da força tarefa do Paraná é atingir Lula (e por vias indiretas o próprio partido).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O próprio Lula disse isso a amigos. De novo queixa-se de “vazamentos seletivos”.

A Passe Livre foi desencadeada para investigar a contratação de navios-sonda pela Petrobras, porém, por via indireta, foi bater também no BNDES, o que abre um novo foco de tensão para o governo – a CPI do Congresso sobre a instituição não incomodava até aqui. 

Por determinação do juiz Moro, a Polícia Federal foi até a sede do banco no Rio de Janeiro, sem ordem de apreensão e busca, e solicitou cópias de documentos de empréstimos realizados por ele. Há tempos, esses investimentos do BNDES têm sido criticados, principalmente por suspeita de favorecimento a determinados grupos, além de restrições puramente econômico-financeiras. A PF busca agora informações sobre financiamento de R$ 518 milhões a Bumlai, mas pode encontrar um vespeiro.

Continua depois da publicidade

Para complicar o clima político, a novela Eduardo Cunha no Congresso viveu na terça-feira mais um capítulo inconclusivo, embora tenha dado mais um passo, com a leitura do parecer do relator Fausto Pinato sugerindo o prosseguimento do pedido de cassação do mandato do peemedebista do Rio de Janeiro.

Um pedido de vista de aliados de Cunha adiou a votação do parecer para a semana que vem, dentro da estratégia de Cunha de ganhar tempo e jogar o problema para o ano que vem, quando espera que os ânimos contra ele venham a esfriar. Cunha quer manter pelo menos o mandato de deputado para não cair nas garras da turma de Curitiba. Como deputado tem foro privilegiado e seu processo corre no STF.

Toda essa agitação comprometeu o funcionamento do Congresso. Foi mais um dia “improdutivo”, ou seja, os projetos que o governo espera ansiosamente ver votados ficaram em banho-maria.

Adiar o aumento do salário mínimo

A oposição, como havia prometido, passou a obstruir o funcionamento do Legislativo e o presidente do Congresso, Renan Calheiros, foi forçado a adiar de ontem para hoje a sessão que apreciaria mais três votos da presidente Dilma Rousseff e depois votaria a alteração da meta fiscal de 2015, de mais 0,15% do PIB para menos 2%. Esta mudança aprovada é vital para Dilma para evitar que a presidente fique sujeita a um processo por crime de responsabilidade fiscal.

Enquanto isso, a equipe econômica, tenta fazer mágicas para fechar as contas do Orçamento de 2016 com o prometido superávit de 0,7% do PIB. Tarefa dura pois o prazo para a DRU ser prorrogada e a repatriação de dinheiro de brasileiros no exterior virar lei está se extinguindo. A CPMF é carta fora do baralho.

A solução do governo vai ser apelar para os impostos que pode administrar sem precisar do Congresso e tentar cortar o quase “incortável”. De acordo com reportagem de “O Globo, o Ministério da Fazenda, para minimizar um pouquinho os gastos de 2016, estuda adiar o aumento do salário mínimo de janeiro para maio e o reajuste dos servidores públicos de agosto para dezembro.

Tão logo a notícia saiu no site do jornal, o ministro Joaquim Levy correu para desmentir a informação, pois sabe que uma decisão dessas é nitroglicerina política pura num momento de desemprego e rendas em queda e de muita insatisfação na base aliada com a política e com ele Joaquim Levy. O jornal mantém a informação. Raymundo Costa, no “Valor Econômico” diz que a base aliada classifica a medida de “pedalada salarial” e se mobiliza para barrá-la.

Em entrevista ao mesmo “Valor”, o ministro Joaquim Levy tenta levantar os “brios” (ou assustar) de deputados e senadores. Segundo ele, “se não tivermos uma estratégia fiscal definida, estaremos contratando a recessão do ano que vem. Depois não adianta gastar, pois gastar não vai fazer [o país] crescer.” Levy quer pressa dos parlamentares.

O ministro tem ainda de administrar outras pressões: com uma dívida que já passa dos R$ 500 bilhões e com pouco caixa para fazer investimentos, a Petrobrás está pressionando para ser autorizada a reajustar de novo os combustíveis. O que a Fazenda não quer agora por causa de inflação. E também porque pode precisar aumentar o PIS e a Cofins dos derivados e petróleo para fechar o superávit primário e isso já elevaria o preço deles.

É a economia do “cobertor curto demais” e ainda pressionada pela má vontade da política de colaborar.

Quer receber as principais notícias de política diariamente no seu e-mail? Assine gratuitamente a newsletter do Na Real!

Atenção 1 – O Copom decide hoje a nova taxa básica de juros e segundo a unanimidade dos analistas vai manter a Selic em 14,25% por mais 45 dias. A atenção está voltada para as indicações da trajetória da política monetária para 2016, sob a perspectiva cada vez mais real de que o BC norte-americano começará a elevar os juros por lá em dezembro.

Atenção 2 – O último obstáculo para a realização do leilão de 29 usinas hidrelétricas foi removido ontem com a aprovação de MP com regras com0 a proteção para os novos concessionários para falta de chuvas. Há medo de que mesmo com essa liberação o leilão seja um fracasso. Os investidores ainda estão inseguros em relação ao Brasil e às privatizações de Dilma. Há o mal precedente da semana passada: apenas 4 de 12 linhas de transmissão leiloadas foram arrematadas.

Outros destaques dos

jornais do dia

– “Brasil registra 9 milhões de desempregados” (Estado/Globo/Folha/Valor)

– “Crise extingue terceiro turno nas montadoras” (Estado)

– “Dívida pública federal cai pela primeira vez desde janeiro” (Valor)

– “BB e Bradesco criam banco voltado para a população de baixa renda” (Estado)

– “Em liquidação, empresas do país atraem estrangeiros” (Folha)

– “Governo adapta regras [do programa de concessões] para atrair estrangeiros, diz Barbosa” (Valor)

– “Ibama concede licença ambiental para Belo Monte operar” (Estado/Globo)

– “Governo ignora alerta e libera visto para a Olimpíada” (Estado)

LEITURAS SUGERIDAS

  1. Sergio Amaral – “O efeito Macri” (diz que corremos o risco de a Argentina tomar a dianteira e o Brasil relutar em seguir atrás) – Estado
  2. Editorial – “Vitória da irresponsabilidade” (critica a resistência da presidente ao projeto do senador José Serra de criação de um limite razoável para a dívida pública; diz que é mais um sinal errado para o mercado) – Estado
  3. Elio Gaspari – “Mercosul melhora sem a Venezuela” (diz que a virada política na Argentina levará petismo a repensar a excentricidade de sua diplomacia) 0 Globo/Folha
  4. Rosangela Bittar – “Um governo no modo improviso” (diz que nem o Palácio do Planalto acredita de fato que o impeachment ficou definitivamente para traz) – Valor
  5. Miriam Leitão – “Bagunça fiscal” (diz que no governo ou fora dele, ninguém sabe ao certo para onde estão indo as contas públicas) – Globo