Brasil está próximo a uma crise institucional e faltam lideranças para conduzi-lo

Na entrevista a Francisco Petros e José Marcio Mendonça o professor Marco Teixeira, de Ciência Política da FGV em São Paulo, faz uma análise do delicado momento político brasileiro

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Vivemos um conturbado cenário de múltiplas crises no Brasil. Com problemas na política, na economia, éticos e morais, o país ainda passa por grandes dificuldades de formação de novas lideranças capazes de ditar os rumos para o futuro. A percepção é do professor de política da Fundação Getulio Vargas Marco Antônio Teixeira, entrevistado do programa Na Real na TV desta semana.

“Vivemos um vazio de lideranças: quem vai nos conduzir por um caminho que resulte em um país melhor? Estamos um pouco distantes disso”, disse o pesquisador durante conversa com o jornalista José Marcio Mendonça e o colunista e advogado Francisco Petros. É nesse contexto que também se observa um movimento de fragmentação intenso da oposição na efervescência do jogo político.

Na medida em que mais se discute sobre impeachment, especula-se sobre os interesses escusos dos principais atores envolvidos na atual cena da política nacional. “Se o resultado disso for um processo de impeachment, seria o mundo dos sonhos de Aécio Neves. Ele tem um recall absolutamente favorável e hoje o PSDB não teria como abrir mão de uma candidatura de Aécio em eleições fora de época”, observou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, em meio às disputas pessoais internas da oposição pelo protagonismo, confundem-se os projetos de poder particulares com os destinos do país, na avaliação de Teixeira. O professor sugere que, em um momento conturbado e de carência de lideranças como o atual, os interesses recaiam para uma posição secundária e ganhe maior importância a solução para as dificuldades de hoje. “Quem pegar essa encrenca agora, sem resolver algumas questões, vai ter o problema para si talvez de maneira muito mais agudizada, porque a saída pode ser traumática”, argumentou.

Em outro espectro da crise política instaurada, Teixeira destaca o papel do Parlamento, que, em sua visão, estaria se furtando de seu papel propositivo. “Os dois principais condutores do Congresso – o presidente da Câmara [Eduardo Cunha] e o presidente do Senado [Renan Calheiros] – estão mais preocupados em se protegerem e, de alguma maneira, se fortalecerem para enfrentar um eventual processo dentro do STF. E, ao que parece, usam a casa para isso. O que, de certa forma provoca um divórcio maior com a sociedade”, criticou.

Para o professor de política, em caso de indiciamento de ambos, questionamentos sobre a legitimidade das decisões conduzidas no Congresso seriam muito válidos. “Falta muita responsabilidade para conduzir os destinos do país. Estão brincando. Projetos pessoais não podem ser confundidos com aquilo que é de interesse público. E há uma confusão generalizada neste processo. Está faltando espírito público que oriente a postura dos nossos políticos”, disse.

Continua depois da publicidade

Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.