A Copa do Mundo de 2014 deve ser investigada?

Pipocam os pedidos de investigações após as prisões na Suíça

Equipe InfoMoney

Publicidade

Colunista convidado, Mário Marinho, jornalista

O futebol mundial vive o seu momento mais escandaloso e delicado em mais de 120 anos de competições organizadas.

Sem dúvida alguma também a maior oportunidade de passar sua história a limpo e garantir um futuro mais transparente, mais honesto e evitar que essa sujeira de fora entre em campo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não que dentro de campo ande tudo às mil maravilhas, já que volta e meia são descobertas maracutaias em torno de resultados de jogos.

Mas as investigações não podem ser apenas oportunistas.

Romário, hoje senador e que foi um dos mais ativos deputados federais na legislação passada, já conseguiu o número de assinaturas necessárias para a instalação de uma CPI que se propõe a investigar a CBF, seus patrocinadores, a realização de jogos da Seleção Brasileira, as copas da Confederação e do Mundo realizadas aqui no Brasil.

Continua depois da publicidade

É oportuno, como disse acima, que se abram investigações.

As CPIs, infelizmente, pelo seu passado, não recomendam. Tornam-se palcos, vitrines para políticos aparecerem na mídia e, mostram a história, terminam em pizza.

Lembro-me da CPI instalada em 2000 para apurar possíveis irregularidades nas relações da Nike com a CBF. Foi rumorosa, pois ainda estávamos sob o impacto da perda da Copa de 1998, na França, e a convulsão do Ronaldo, Fenômeno, minutos antes da final.

Continua depois da publicidade

Zagallo foi chamado a prestar depoimento e um deputado insistiu em perguntar-lhe quem era o encarregado de marcar Zidane que marcou dois gols de cabeça na nossa derrota por 3 a 0.

Mas, isso é assunto para se discutido numa CPI?

O fato de o Brasil ter sido escolhido como sede não me parece ter a menor importância para uma investigação.

Publicidade

Afinal, a escolha, em 2007, era óbvia: o Brasil foi o único país que se inscreveu, numa época em que a Fifa fazia rodízio de continente. Era a vez da América e nada mais natural que o escolhido fosse o Brasil.

As construções de estádios, obras de infraestrutura prometidas e nunca acabadas – algumas nem saíram do papel -, possíveis superfaturamentos esses sim são assuntos que devem ser investigados.

Assim como a relação pessoal de cartolas com patrocinadores, enriquecimentos pouco transparentes ou até inexplicáveis, mordomias em troca de votos – tudo isso deve ser passado a limpo.

Continua depois da publicidade

Como o exemplo vem de cima, o futebol em campo deveria se espelhar na honestidade de seus dirigentes.

É o que acontece também na vida dos cidadãos brasileiros: que tal passar a política a limpo para que possamos mirar nesse espelho?

É possível?