Euro dispara após presidente do BCE falar sobre força da moeda

A moeda, que era negociada a 1,1970 contra o dólar antes do economista começar a falar, saltou para 1,2040 logo após o discurso

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O euro tem uma tarde bastante agitada nesta quinta-feira (7) após o discurso do presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi. A moeda, que era negociada a 1,1970 contra o dólar antes do economista começar a falar, saltou para 1,2040 logo após o discurso.

Isso ocorreu após Draghi mencionar a força da moeda, dizendo que o banco central está monitorando como ela está afetando a inflação e o crescimento na zona do euro. Muitos vêem a apreciação do euro como uma das principais razões pelas quais o BCE se absteve de anunciar a redução dos estímulos à economia.

“A recente volatilidade na taxa de câmbio representa uma fonte de incerteza que requer monitoramento em relação às suas possíveis implicações para as perspectivas de médio prazo para a estabilidade de preços”, disse Draghi.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essas palavras foram suficientes para puxar o euro e fez com que analistas olhassem para seus comentários sobre a inflação. Draghi disse que a inflação subjacente – que exclui energia e alimentos – está indo “um pouco melhor ” e reiterou que a taxa de câmbio não era uma métrica chave que o BCE usava para definir sua política.

“As perspectivas de médio prazo para a inflação foram revistas para baixo nas projeções do pessoal, principalmente devido à valorização da taxa de câmbio, o que significa que teremos que levar em consideração esse elemento em nossas informações estabelecidas nas nossas futuras decisões políticas”, completou.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.