Trump liga de madrugada para general para saber se o melhor para os EUA é um dólar forte ou fraco

Segundo relatos da mídia norte-americana, o republicano se deparou com esta dúvida às 3h da manhã e resolveu ligar para um assessor para receber aconselhamento sobre o tema.

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente não tem tanta certeza de que um dólar mais fraco é mesmo melhor para o país por aumentar a competitividade dos exportadores dos EUA. Segundo relatos da mídia norte-americana, o republicano se deparou com esta dúvida às 3h da manhã e resolveu ligar para um assessor para receber aconselhamento sobre o tema.

O escolhido? Nenhum de seus conselheiros econômicos ou grandes investidores que ele levou para o governo, mas Mike Flynn, general aposentado e conselheiro de segurança nacional. Duas fontes afirmaram a jornalistas do Huffintgon Post que o militar disse não ter experiência na área, mas não deixou o presidente americano sem um conselho: “pergunte a um economista”, sugeriu.

Nem a Casa Branca nem a assessoria de Flynn quiseram comentar o assunto. Em entrevista ao jornal Wall Street Journal, em janeiro, Trump disse que a atual cotação do dólar estava “muito forte”. “Nossas companhias não podem competir (com as chinesas) agora porque nossa moeda está muito forte. Está nos matando”, afirmou.