Há uma tempestade perfeita chegando para o dólar, que pode cair ainda mais, diz estrategista

Ele acredita que os mercados interpretaram mal o provável efeito dos estímulos por conta das medidas de Donald Trump

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Há fatores para levarem o dólar a cair ainda mais em relação ao nível atual, segundo disse o estrategista-chefe de câmbio da Unicredit no programa Squawk Box, da CNBC, nesta terça-feira (24). A divisa norte-americana está próxima de seu menor patamar em seis semanas puxada pelo comentário do secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, sobre potenciais impactos de curto prazo para a economia do país por conta de um “dólar excessivamente forte”.

Estas declarações são apenas um fator para sugerir que o dólar está caminhando para perder mais terreno nos próximos meses, disse Vasileios Gkionakis, da Unicredit. “Eu acho que [a moeda] está bastante sobrevalorizada em relação a onde os diferenciais de juro real sugeriam que ela iria”, disse Gkionakis, acrescentando que a apreciação de 30% do dólar entre julho de 2014 até o final de 2016 demonstrou que já há muito otimismo no preço.

Além disso, ele acredita que os mercados interpretaram mal o provável efeito dos estímulos por conta das medidas de Donald Trump. “Não estou inteiramente certo de que a primeira reação do mercado ao anúncio das políticas do Trump foi totalmente sensata e digo isso porque ouvimos falar de grandes despesas de infraestrutura que pode colocar pressão sobre a inflação, mas não necessariamente aumentar a produtividade”, afirma Gkionakis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dado que os EUA estão atualmente operando perto da capacidade plena e do pleno emprego, um estímulo fiscal de grande porte, ainda que curto prazo, que não aborda questões estruturais, afetará taxas nominais e não reais, disse o estrategista.

“A inflação no médio prazo é realmente um negativo para a taxa de câmbio e agora você tem a nova administração tentando falar que a taxa de câmbio deve cair, então parece que estamos próximos do que parece ser uma tempestade perfeita para o dólar no próximo ano ou algo assim”, explicou.

Gkionakis fala também em um potencial de investimento no iene, que segundo ele poderia ser um beneficiário do aumento da incerteza política e consequente volatilidade. Além disso, ele também falou sobre uma alta das moedas ligadas a commodities, caso do dólar australiano e canadense, além do real aqui no Brasil.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.