Pensando em comprar dólar? Saiba por que você precisa ficar de olho no BC na segunda-feira

Para quem investe no mercado de câmbio ou pretende comprar dólar mesmo que para viajar, tem sido um momento de prestar atenção às movimentações do BC

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do mercado como um todo estar de olho no desenrolar do noticiário político brasileiro, o câmbio ganhou um fator extra de volatilidade nas últimas semanas. Se até o início de março o Banco Central estava realizando leilões de swap – que equivale a uma venda futura de dólar – e fazendo rolagens de suas posições para conseguir dar liquidez ao mercado e sustentando as quedas, agora a autoridade mudou a mão em suas intervenções.

Desde a semana passada, o BC voltou a realizar leilões de swap reverso – que equivale a compra de moeda no mercado futuro -, buscando agora evitar que a divisa siga seu movimento de forte queda. Quando anunciou a volta destas operações, o mercado chegou a se assustar e o dólar ameaçou voltar a subir. Porém, parece que estes leilões não têm tido muita adesão, e a moeda seguiu em sua derrocada.

Para quem investe no mercado de câmbio ou pretende comprar dólar mesmo que para viajar, tem sido um momento de prestar atenção às movimentações e segunda-feira (4) pode ser um dia importante para se ficar de olho. O BC anunciou na noite desta sexta-feira (1) que realizará um leilão de swap reverso de até 14.100 contratos, o que deve trazer volatilidade no mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para se ter uma ideia, na última terça-feira, a autoridade realizou um leilão deste mesmo tipo de até 20 mil contratos. Isto trouxe uma pressão altista no mercado, mas acabou sendo praticamente anulada quando apenas 3 mil contratos foram aceitos. Na quinta-feira um movimento muito parecido aconteceu, com 17 mil contratos colocados pelo BC, mas apenas 2.500 aceitos.

Enquanto isso, a autoridade iniciou nesta sexta as rolagens dos contratos de maio, e apesar de ter reduzido o montante ofertado ainda ajuda na liquidez e consequente queda do dólar. Para segunda-feira, serão 5.500 contratos colocados para rolagem. Hoje o BC deixou expirar US$ 3,59 bilhões dos US$ 10 bilhões com vencimento em 1 de abril.

Se até mês passado as tendências do dólar estavam mais explícitas para o mercado, inclusive com uma reversão para queda diante do cenário político e do ambiente internacional, agora a moeda tem tido movimentos bastante pontuais. Apesar de especialistas reduzirem suas projeções para este ano, quem investe no câmbio ou está comprando moeda para viajar, precisa ficar de olho em cada pregão para tentar aproveitar estes movimentos após as intervenções do Banco Central. Fica agora a expectativa para segunda-feira.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.