Dólar sobe frente ao real após Moody’s rebaixar Brasil em dois degraus

"O mercado esperava um corte, era questão de tempo", disse o operador da corretora Renascença

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar avançava frente ao real nesta quarta-feira após a Moody’s rebaixar o Brasil em dois degraus, retirando o selo de bom pagador do país, e indicar que pode cortar novamente a nota em breve, em uma sessão em que a alta do petróleo também colaborava para o movimento da moeda no mercado brasileiro.

A reação era relativamente contida, porém, já que um rebaixamento já era esperado e o mercado já havia se ajustado fortemente após a perda do grau de investimento pela Standard & Poor’s e pela Fitch.

Às 10:20, o dólar avançava 0,74 por cento, a 3,9922 reais na venda, após atingir 4,0069 reais na máxima da sessão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O mercado esperava um corte, era questão de tempo”, disse o operador Thiago Castellan Castro, da corretora Renascença, ressaltando ter se surpreendido com o rebaixamento de dois degraus. “Vai demorar para recuperarmos o grau de investimento.”

Moody’s era a única das três principais agências de risco ainda a classificar o Brasil como grau de investimento. Nesta manhã, a agência rebaixou a nota do país para “Ba2”, ante “Baa3”, citando o ambiente econômico e político desfavorável do país. A Moody’s também atribuiu perspectiva negativa à nota.

Na semana passada, a S&P rebaixou o Brasil pela segunda vez em menos de seis meses, para o segundo degrau abaixo do grau de investimento, com perspectiva negativa. A Fitch classifica o país apenas um degrau abaixo do grau de investimento, também com perspectiva negativa.

Continua depois da publicidade

O cenário externo também corroborava a alta da moeda norte-americana, com a queda dos preços do petróleo reduzindo o apetite por ativos de maior risco como aqueles denominados em reais. O movimento vinha após a Arábia Saudita descartar cortes na produção e depois do aumento dos estoques nos Estados Unidos.

“A trégua do petróleo durou pouco e os mercados estão se ajustando à ideia de que há espaço para (a commodity) cair mais”, disse o operador de uma corretora internacional.

Nesta manhã, o Banco Central fará mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em março, que equivalem a 10,118 bilhões de dólares, com oferta de até 11,9 mil contratos.

Continua depois da publicidade

(Por Bruno Federowski)