Dólar cai 0,65% frente ao real em dia de poucas oscilações ao fim de semana volátil

Volatilidade vem sendo acentuada por preocupações com a possibilidade de o governo recorrer ao afrouxamento fiscal para combater a fraqueza na economia

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar fechou em queda nesta sexta-feira ao fim de uma sessão marcada por oscilações pequenas, com investidores dando um respiro após a forte volatilidade dos últimos dias apesar da queda dos preços do petróleo e das incertezas locais.

O dólar recuou 0,65 por cento, a 4,0227 reais na venda, após fechar com alta ou queda de mais de 1 por cento nas três sessões anteriores. Na semana, o dólar acumulou alta de 0,83 por cento.

“O mercado estava muito agitado nesta semana e agora precisa diminuir a marcha um pouco, recarregar as energias”, disse o operador da corretora Intercam Glauber Romano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os preços do petróleo retomavam a queda nesta sessão. Preocupações com a sobreoferta global da commodity vêm alimentando o pessimismo nos mercados e reduzindo a demanda por ativos mais arriscados, como o real.

No Brasil, a volatilidade vem sendo acentuada também por preocupações com a possibilidade de o governo recorrer ao afrouxamento fiscal para combater a fraqueza na economia. O governo anunciou nesta tarde contingenciamento de 23,4 bilhões de reais, mas propôs flexibilizar a meta de resultado primário de forma a permitir déficit de 60,2 bilhões de reais.

“Nossa impressão inicial é de que isso parece algo bastante marginal. Certamente está bem aquém das medidas mais determinadas necessárias para estabilizar as finanças públicas do Brasil”, escreveu o economista-chefe para mercados emergentes da consultoria Capital Economics, Neil Shearing, em relatório.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, o BTG Pactual revisou para baixo suas estimativas para o dólar, projetando que a moeda norte-americana deve encerrar o ano a 4,15 reais e recuar a 4,10 reais no ano que vem, refletindo as menores expectativas para os rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. As estimativas anteriores apontavam 4,35 reais nos dois anos.

A dívida norte-americana vem sendo afetada por expectativas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, evite elevar os juros em meio às turbulências econômicas globais.

Nesta manhã, o Banco Central promoveu mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em março, vendendo a oferta total de 11,9 mil contratos. Ao todo, a autoridade monetária já rolou 6,969 bilhões de dólares, ou cerca de 70 por cento do lote total, que equivale a 10,118 bilhões de dólares. [nE6N15R01C]