Dólar fecha em alta de 0,65% ante real em ajuste pós-Carnaval, após Yellen

Moeda norte-americana avançou 0,65%, a 3,9355 reais na venda, após atingir 3,9498 reais na máxima da sessão e 3,9056 reais na mínima

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar fechou em alta frente ao real nesta quarta-feira, com investidores ajustando suas posições após o feriado do Carnaval e a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, indicar que o banco central norte-americano deve promover mais ajustes graduais na política monetária.

A moeda norte-americana avançou 0,65 por cento, a 3,9355 reais na venda, após atingir 3,9498 reais na máxima da sessão e 3,9056 reais na mínima.

“O câmbio se ajustou ao que aconteceu lá fora enquanto o mercado aqui não estava aberto”, disse o operador José Carlos Amado, da corretora Spinelli.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crescentes preocupações com a saúde da economia global vêm alimentando a aversão a risco nos mercados globais, enquanto o tombo dos preços do petróleo deprime a demanda por moedas relacionadas a commodities, como o real. O dólar atingiu a máxima histórica em relação ao peso mexicano na véspera.

Muitos operadores acreditavam que as turbulências globais poderiam levar o Fed a evitar aumentar os juros em breve. Essa perspectiva perdeu um pouco de força nesta sessão, com investidores enxergando em declarações de Yellen indicações de que o banco central não descartou a possibilidade de elevação em março.

“(Yellen) foi menos ‘hawkish’ do que no passado, mas não foi tão ‘dovish’ quanto o mercado esperava”, afirmou o economista da 4Cast Pedro Tuesta.

Continua depois da publicidade

A Verde Asset Management informou que avalia que o dólar deve voltar a subir em breve frente ao real, após recuar ao terreno negativo neste ano, e vem aproveitando a volatilidade no mercado para aumentar sua posição comprada na divisa. Isto é, montando operações que se beneficiariam do fortalecimento da moeda dos EUA.

O Banco Central não fez nesta sessão leilão para rolar os swaps cambiais que vencem no mês que vem. A rolagem será retomada na quinta-feira com oferta de até 11,9 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares.

Tópicos relacionados