Dólar recua e fecha abaixo de R$ 4 favorecido pela recuperação do petróleo

Preocupações com a saúde da economia chinesa e a volatilidade nos preços do petróleo vêm pressionando intensamente moedas de países emergentes nas últimas semanas

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar fechou em queda nesta quinta-feira após alternar entre leves altas e baixas durante toda a sessão, com a recuperação dos preços do petróleo compensando preocupações com a saúde da economia chinesa e com a situação fiscal do Brasil, mas o humor continuou frágil.

O dólar recuou 0,31 por cento, a 3,9983 reais na venda, após atingir 4,0428 reais na máxima e 3,9910 reais na mínima do dia. Esta foi a primeira sessão em que a moeda norte-americana fechou abaixo de 4 reais em uma semana.

“Foi um dia morno e acabou prevalecendo o tom positivo. O mercado está um pouco de lado nos primeiros dias do ano, influenciado principalmente por questões internacionais”, resumiu o superintendente de derivativos de uma gestora de recursos nacional.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Preocupações com a saúde da economia chinesa e a volatilidade nos preços do petróleo vêm pressionando intensamente moedas de países emergentes nas últimas semanas. Nesta sessão, a commodity se recuperou das mínimas em quase doze anos, mas operadores ressaltaram que a volatilidade deve continuar sendo a regra.

Na sessão passada, dados melhores que o esperado sobre a China trouxeram algum alívio, mas o bom humor perdeu força ao longo da tarde conforme os preços do petróleo voltaram a recuar.

“O viés externo continua sendo de cautela”, disse o superintendente regional de câmbio da corretora SLW João Paulo de Gracia Correa.

Continua depois da publicidade

No cenário local, o mercado aguardava a reunião do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, após o fechamento dos negócios.

“(Barbosa) sinalizou disposição de usar o crédito do banco de fomento como uma medida de estímulo parafiscal. A posição de Barbosa sugere que, conforme cresce a pressão sobre (a presidente Dilma) Rousseff, o governo está propenso a dar escorregões fiscais”, escreveram analistas da consultoria Eurasia Group em relatório.

O BC brasileiro realizou nesta manhã mais um leilão de rolagem dos swaps cambiais que vencem em 1º de fevereiro, vendendo a oferta total de até 11,6 mil contratos. Até o momento, a autoridade monetária já rolou o equivalente a 5,072 bilhões de dólares, ou cerca de 49 por cento do lote total, que corresponde a 10,431 bilhões de dólares.