Fluxo cambial no Brasil fica negativo em US$111 mi em setembro, diz BC

O Banco Central informou nesta quarta-feira que, na conta financeira, por onde passam os investimentos estrangeiros diretos, em portfólio e outros, o déficit ficou em 1,277 bilhão de dólares

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O fluxo cambial, entrada e saída de moeda estrangeira no país, fechou setembro negativo em 111 milhões dólares, evidenciando que, apesar das intensas turbulências financeiras que marcaram o mês, o país não sofreu com fugas de capital.

O Banco Central informou nesta quarta-feira que, na conta financeira, por onde passam os investimentos estrangeiros diretos, em portfólio e outros, o déficit ficou em 1,277 bilhão de dólares. O saldo foi quase completamente compensado pelas entradas de 1,167 bilhão de dólares pela conta comercial, que fechou superavitária pelo sexto mês consecutivo.

No entanto, o país registrou saída líquida de mais de 1 bilhão de dólares em cada um dois primeiros dias de outubro, acumulando déficit de 2,355 bilhões de dólares no período. O resultado foi influenciado principalmente pelo déficit de 2,028 bilhões de dólares na conta financeira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O mês passado foi marcado por forte volatilidade cambial, com o dólar atingindo novos recordes no intradia e no fechamento, chegando a encostar em 4,25 reais.

O movimento intenso levou o BC a reforçar sua atuação no câmbio com leilões de venda de dólares com compromisso de recompra e leilões de novos swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares. No entanto, não vendeu dólares das reservas internacionais no mercado à vista, argumentando várias vezes que não está havendo saída de moeda estrangeira do país.

Desde então, o dólar inverteu a trajetória e passou a cair, voltando abaixo de 3,80 reais nesta sessão. Neste ano até 2 de outubro, o Brasil registrou entrada líquida de 8,81 bilhões de dólares ao todo.

Continua depois da publicidade

(Por Bruno Federowski)