Dólar sobe 1%, mas continua abaixo de R$ 3,60, por preocupações com cena local

A moeda norte-americana avançou 0,91%, a R$ 3,5853 na venda, após recuar nas duas últimas sessões; a semana, o dólar subiu 2,55%

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar subiu 1 por cento ante o real nesta sexta-feira, mas permaneceu abaixo do patamar de 3,60 reais, refletindo o quadro local conturbado após dados fracos sobre a atividade e em meio a novos sinais de turbulências políticas no país.

A moeda norte-americana avançou 0,91 por cento, a 3,5853 reais na venda, após recuar nas duas últimas sessões. Na semana, o dólar subiu 2,55 por cento.

“Tivemos dados ruins tanto do lado fiscal como da atividade”, disse o economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pela manhã, foi divulgado que a economia brasileira encolheu 1,9 por cento no segundo trimestre deste ano sobre os três meses anteriores e teve contração de 2,6 por cento contra um ano antes. Foram os piores resultados desde o primeiro trimestre de 2009 nas duas bases comparativas.

Em seguida, o Banco Central divulgou que o setor público brasileiro teve déficit primário de 10,019 bilhões de reais em julho, acumulando em 12 meses rombo equivalente a 0,89 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), o pior da série histórica.

Além disso, a perspectiva da eventual volta da CPMF –proposta que vem sendo estudada pelo governo para ajudar o reequilíbrio das contas públicas– provocou críticas intensas entre parlamentares e empresários. As notícias reforçaram preocupações com a estabilidade política do governo.

Continua depois da publicidade

“A situação está feia, não importa para qual lado você olhar. E, cada dia que passa, parece que a trajetória do governo fica mais difícil”, disse o operador de uma gestora de recursos nacional.

Nesta sexta-feira, alguns membros do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reforçaram as expectativas de que os juros da maior economia do mundo podem ser elevados ainda neste ano, o que atrairia recursos hoje aplicados em outros países, como o Brasil. Isso ajudou o dólar a subir nesta sessão.

“Algumas declarações de membros do Fed sobre a alta ainda este ano renovaram um pouco o fôlego do dólar no mundo”, disse Campos Neto, da Tendências.

Continua depois da publicidade

A disputa pela formação da Ptax de agosto, taxa calculada pelo BC que serve de referência para diversos contratos cambiais, adicionava volatilidade aos negócios e chegou a fazer a moeda dos Estados Unidos recuar 0,30 por cento, a 3,5420 reais, durante a sessão.

O BC rolou quase completamente os swaps cambiais, equivalentes a venda futura de dólares, que vencem na semana que vem. O próximo lote vence em 1º de outubro de 2015 e equivale a 9,458 bilhões de dólares.

Tópicos relacionados