Economista que ‘detonou’ Tico Santa Cruz explica polêmica de correção do dólar pelo IGP-M

Renata Barreto, que recentemente discutiu economia com o músico Tico Santa Cruz, fala em vídeo sobre o erro de se atualizar a cotação do dólar com a inflação

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – No mês passado uma discussão envolvendo a disparada do dólar agitou as redes sociais: o apresentador Rodolpho Gamberini, do Jornal da Gazeta, afirmou que o dólar, para realmente superar a máxima de 12 anos, precisava atingir os R$ 7,33, já que seria necessário ajustar o preço da moeda segundo a inflação do período. O InfoMoney chegou a explicar porque não faz sentido essa análise, mas agora um vídeo ajuda a entender melhor o caso.

A Economista Renata Barreto, que chamou atenção na internet há algumas semanas após discutir com o músico Tico Santa Cruz sobre estarmos vivendo uma crise realmente séria, publicou um vídeo nos últimos dias explicando de forma rápida e simples a razão pela qual não devemos utilizar nenhum indicador de inflação ou de outro tipo para “atualizar” o valor do dólar.

O único caso em que se poderia realizar essa correção do preço da moeda é para comparar o “poder de compra” de determinada divisa. Porém, mesmo neste caso seria preciso aplicar a atualização de preços sobre a moeda a ser comparada, neste caso o próprio dólar. Confira o vídeo completo:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.