Dólar cai 0,4% ante o real com mercado procurando nível de equilíbrio

A moeda norte-americana caiu 0,39 por cento, a 3,0687 reais na venda, após atingir 3,0925 reais na máxima e 3,0422 reais na mínima da sessão

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO –  O dólar fechou em queda ante o real nesta terça-feira, mas longe das mínimas da sessão, à medida que investidores buscam um nível de equilíbrio para a moeda após quatro sessões de avanço que vieram na sequência de semanas de quedas.

A moeda norte-americana caiu 0,39 por cento, a 3,0687 reais na venda, após atingir 3,0925 reais na máxima e 3,0422 reais na mínima da sessão. Nas quatro sessões anteriores, o dólar acumulou alta de 5,44 por cento. Segundo dados da BM&FBovespa, o giro financeiro ficou em torno de 1,5 bilhão de dólares.

A divisa dos Estados Unidos também recuava em relação a outras moedas emergentes importantes, o que corroborava o alívio no mercado doméstico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Em termos de fundamento, o dólar deveria oscilar um pouco acima de 3 reais, mas a volatilidade está muito alta. O mercado está procurando um nível para se assentar”, destacou o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira.

O banco BNP Paribas, em relatório, ressaltou que a volatilidade cambial segue alta no Brasil, mas a tendência é que diminua.

O modelo cambial do banco estimou o nível justo do câmbio em 3,016 reais, com base em indicadores econômicos, no balanço de pagamentos e nos termos de troca. Considerando os níveis atuais do dólar, o BNP Paribas não fez recomendações para posições cambiais.

Continua depois da publicidade

De maneira geral, operadores concordam que o câmbio será guiado nas próximas semanas pelas perspectivas em relação ao ajuste fiscal no Brasil e às políticas monetárias brasileira e norte-americana. Na quinta-feira será divulgada a ata da reunião do Copom da semana passada, que pode trazer luz sobre o futuro da taxa Selic, enquanto o relatório de emprego nos Estados Unidos –importante dado para balizar apostas sobre o início do aperto monetário nos EUA- será conhecido na sexta-feira.

“Se os dados dos EUA vierem bons, o mercado vai voltar a colocar na conta uma alta de juros daqui a pouco, e aí vem mais uma onda de pressão sobre o dólar”, disse o superintendente de câmbio de uma gestora de recursos nacional.

Nesta manhã, o Banco Central deu continuidade à rolagem dos swaps cambiais que vencem em junho, vendendo a oferta total de até 8,1 mil contratos. Até agora, a autoridade monetária rolou o correspondente a 787 milhões de dólares, ou cerca de 8 por cento do lote total, equivalente a 9,656 bilhões de dólares.