Dólar segue exterior e tem leve alta acompanhando intervenções do BC

A moeda norte-americana subiu 0,28%, a R$ 2,2275 na venda, acumulando na semana leve baixa de 0,04%

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – Em dia de poucas notícias relevantes ao mercado de câmbio, o dólar fechou com leve alta ante o real nesta sexta-feira, em linha com outras praças financeiras e dando continuidade à tendência recente de baixa volatilidade por conta da constante atuação do Banco Central.

A moeda norte-americana subiu 0,28 por cento, a 2,2275 reais na venda, acumulando na semana leve baixa de 0,04 por cento. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,6 bilhão de dólares.

“De maneira geral, o que pode mexer com o mercado aqui é a questão eleitoral no Brasil e mudanças nas expectativas sobre o Fed”, afirmou o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira, referindo-se ao Federal Reserve, banco central norte-americano, e o futuro da sua política monetária.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Quando não temos grandes novidades nesses temas, o dólar acaba se assentando entre 2,22 e 2,23 reais”, acrescentou.

Nesta sessão, o dólar subia pouco mais de 0,20 por cento contra o euro no final da tarde, após números fortes sobre encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos indicarem fortalecimento da maior economia do mundo.

Continuou no radar também as preocupações com a crise na Ucrânia, que tem ditado tom de aversão ao risco ao mercado. Na semana passada, um avião malaio foi derrubado no leste do país, aprofundando a crise entre separatistas pró-Rússia e a Ucrânia.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a moeda dos EUA continuou dentro da banda informal de 2,20 a 2,25 reais. Segundo boa parte do mercado, esse intervalo agradaria ao BC por não ser inflacionário e não prejudicar as exportações.

“Daqui, o dólar não sai”, resumiu o operador de uma corretora internacional.

Isso porque, o BC continua com sua forte ação no mercado. Pela manhã, vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, com volume correspondente a 198,7 milhões de dólares. Todos os contratos vendidos vencem em 2 de fevereiro de 2015. Também foram ofertados contratos para 1º de junho de 2015, mas nenhum foi vendido.

Continua depois da publicidade

O BC também vendeu a oferta total de até 7 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em agosto. Ao todo, o BC já rolou pouco menos de 60 por cento do lote total, que corresponde a 9,457 bilhões de dólares.