5 frágeis? Moedas emergentes estão entre os melhores investimentos para estrangeiros

Divisas de Brasil, Turquia, África do Sul, Indonésia e Índia estão entre as melhores opções de rendimento para os investidores internacionais

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após um final de 2013 e início de 2014 conturbado, o mercado cambial dos chamados “5 frágeis” começa a chamar atenção de investidores estrangeiros e se torna um dos grandes destaques para a entrada de moeda no Brasil. Diante deste cenário, analistas começam a chamar esses emergentes de “high five” (“5 melhores”, em tradução livre).

O real brasileiro, a rupia indiana, a lira turca, a rupia indonésia e o rand sul-africano, estão atualmente entre as moedas de melhor desempenho no mundo, com fortes valorizações desde o final de fevereiro. Segundo analistas consultados pela rede CNBC, essas divisas estão entre os melhor ativos de baixa volatilidade nos mercados mundiais para este ano.

Com o bom desempenho, investidores estrangeiros estão aproveitando esses cinco mercados de câmbio para realizarem uma estratégia chamada “buy carry”, que funciona basicamente com o investidor comprando ativos com taxas muito baixas de juros (títulos do governo dos EUA, por exemplo) enquanto ele empresta nesses mercado emergentes com taxas bastante elevadas (como na renda fixa brasileira).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nós estamos sugerindo esta estratégia [buy carry] desde fevereiro. Compre os ‘fabulosos cinco’, já que eles não são mais os ‘cinco frágeis'”, disse o gerente de câmbio global do HSBC, David Bloom. Segundo ele, as grandes oscilações das taxas de câmbio podem se tornar um risco para essa estratégia, mas com o atual nível de volatilidade das moedas nas mínimas, outros analistas também estão apoiando o “buy carry”.

Os temores diante da retirada de estímulos nos EUA estavam prejudicando os mercados emergentes, até que a atual presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmou que o programa compra de títulos seria necessário “por algum tempo”, levando os investidores a assumirem maiores riscos, apoiando a valorização das moedas emergentes.

“O que você deve fazer é escolher uma dessas cinco moedas e se posicionar, se não houver volatilidade, você simplesmente pega o rendimento dos juros. Em um ambiente de baixa volatilidade, essa é a solução, comprar os ‘fabulosos cinco'”, afirmou Bloom para a CNBC.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.