Dólar cai 0,27% ante real por expectativas com cenário eleitoral

Durante boa parte da sessão, a divisa operou em alta com investidores em busca de proteção antes do feriado prolongado

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar fechou em leve queda ante o real nesta quinta-feira por expectativas com o cenário eleitoral num momento em que os mercados mostram-se céticos em relação à condução da política econômica no Brasil.

O Ibope deve divulgar pesquisa de intenções de votos para presidente nesta quinta-feira e, entre os agentes financeiros, passou-se a especular sobre a possibilidade de o levantamento mostrar queda nos percentuais da presidente Dilma Rousseff.

Essa expectativa fez com que a moeda norte-americana anulasse a alta registrada na maior parte do pregão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O dólar recuou 0,27 por cento, a 2,2357 reais na venda, após chegar a 2,2567 reais na máxima da sessão, mas acumulou alta de 0,65 por cento na semana. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,4 bilhão de dólares.

“O mercado realizou por causa de informações não confirmadas: uma suposta retração nas intenções de voto na presidente na pesquisa de hoje”, disse o economista-chefe do Espirito Santo Investment Bank, Jankiel Santos.

Na quarta-feira, levantamento do Vox Populi/Carta Capital mostrou que Dilma manteve-se estável em termos de intenções de voto e ainda venceria no primeiro turno, oscilando um ponto negativo em abril em relação a fevereiro, para 40 por cento.

Continua depois da publicidade

Durante boa parte da sessão, a divisa operou em alta com investidores em busca de proteção antes do feriado prolongado, que deixará fechados os mercados domésticos na sexta e na segunda-feira.

“Vamos ficar quatro dias sem mercado de câmbio, alguns agentes estão montando posições para se resguardar, proteger de qualquer oscilação”, disse o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira, referindo-se aos feriados da Semana Santa e Tiradentes.

O quadro de ingresso de recursos no Brasil e o ambiente global mais favorável a ativos emergentes haviam feito o dólar romper o suporte dos 2,20 reais, na quarta-feira passada. Desde então, a divisa dos EUA acumula alta de 1,74 por cento.

Pela manhã, o Banco Central deu continuidade à intervenção diária, com a venda da oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem à venda futura de dólares. Todos os contratos vendidos vencem em 2 de março do próximo ano e têm volume correspondente a 197,9 milhões de dólares. A autoridade monetária também ofertou swaps para 1º de dezembro deste ano, mas não vendeu nenhum.

Além disso, também vendeu a oferta total de até 10 mil swaps em leilão para rolagem dos contratos que vencem em 2 de maio. Até agora, a autoridade monetária já rolou cerca de 57 por cento do lote total equivalente a 8,733 bilhões de dólares.

No exterior, diminuíram as tensões geopolíticas em torno da Ucrânia, que têm alimentando a cautela dos investidores nas últimas semanas. Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e a União Europeia pediram juntos o fim imediato da violência na região, onde as potências ocidentais acreditam que a Rússia está fomentando um movimento separatista pró-russo.

Tópicos relacionados