Dólar fecha em queda com ajuste, mas segue acima de R$ 2,20

A moeda americana perdeu 0,30%, a R$ 2,2147 na venda, depois de acumular ganhos de pouco mais de 1% nos dois pregões anteriores

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar fechou em queda nesta segunda-feira, corrigindo parte da alta das duas últimas sessões, mas ainda se sustentando acima do nível de 2,20 reais mesmo sob o peso da constante atuação do Banco Central no câmbio.

A moeda norte-americana perdeu 0,30 por cento, a 2,2147 reais na venda, depois de acumular ganhos de pouco mais de 1 por cento nos dois pregões anteriores. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou baixo, em torno de 1,4 bilhão de dólares.

“O mercado de hoje é um mercado sem novidades, ajustando-se depois da semana passada, um pouco acomodado”, resumiu o superintendente de câmbio da corretora Advanced, Reginaldo Siaca.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na semana anterior, o dólar rompeu o suporte de 2,20 reais pela primeira vez desde outubro passado no fechamento, mas voltou acima desse nível na quinta-feira. Segundo especialistas, o quadro de expectativas de ingressos de recursos no país e a constante atuação do BC no câmbio podem levar a divisa dos Estados Unidos a voltar a testar níveis mais baixos em breve.

Dólar em queda ajuda na inflação neste momento, que continua pressionada, apesar de ter potencial para afetar negativamente as exportações brasileiras.

Nesta sessão, o BC deu continuidade às intervenções diárias vendendo a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares. Todos os contratos vendidos vencem em 1º de dezembro deste ano e equivalem a 198,6 milhões de dólares. A autoridade monetária ofertou também swaps para 2 de março de 2015, mas não vendeu nenhum.

Continua depois da publicidade

Além disso, também vendeu a oferta total de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 2 de maio. No total, a autoridade monetária já rolou cerca de 40 por cento do lote total, que equivale a 8,733 bilhões de dólares.

“Ao que tudo indica, o BC deve rolar todo o lote de swaps e isso dá um pouco mais de combustível para que o mercado teste pisos mais baixos”, disse o operador da Intercam Glauber Romano.

No mês passado, o BC deixou de rolar parte do lote de swaps que venceram em abril. Foi a segunda rolagem parcial desde que teve início o programa de intervenções diárias, em agosto passado.

Tópicos relacionados