Governo zera IOF de estrangeiros sobre renda fixa, atraindo dólares para o País

Em 2011, o governo elevou o IOF justamente para que ocoresse o contrário, expulsando dólares

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O governo zerou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para estrangeiros na renda fixa no Brasil, comunicou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (4). O imposto estava, atualmente, em 6%. 

A medida será implementada por decreto presidencial, sendo válida a partir da quarta. O governo quer atrair mais dólares para o país e reduzir o preço da moeda norte-americana. Depois de uma forte alta nos últimos meses, a moeda está a R$ 2,12 – acima do patamar que o Banco Central mostrava-se confortável com. O dólar alto é bom para as exportações, mas prejudica a inflação e as empresas que possuem dívida elevada em dólar. 

Em 2011, o governo elevou o IOF justamente para que ocoresse o contrário. “No passado, nós tinhamos elevado este tributo, que era zero, para 6% porque havia grande liquidez no mercado internacional e ameaçava ingressar fortemente no Brasil, atrapalhando o nosso câmbio e as nossas atividades. Fomos obrigados a colocar uma série de obstáculos para o capital de curto prazo. Com o tempo, as coisas foram se normalizando”, afirmou Mantega.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ministro da Fazenda afirma que a liquidez tem se reduzido, o que permite que o IOF seja retirado. Mantega destacou que já se prepara para a retirada do Quantative Easing nos EUA. “Essa redução, se feita de maneira gradual e bem administrada, será positiva para a economia global, mas haverá um período de ajuste. Estamos confortáveis no Brasil”, declarou o ministro.