Goldman Sachs diz que Bitcoin não é fraude e deve se tornar o primeiro banco a negociar criptomoedas

Banco vai na contramão das principais instituições financeiras do mundo e pretende iniciar a negociação de bitcoin em breve

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Se tem algo que se tornou clichê no mundo das criptomoedas é ver um banco ou grande grupo financeiro falar mal do bitcoin. Mas o Goldman Sachs surpreendeu a todos não só ao dizer que a maior moeda digital do mundo não é uma fraude, mas também ao anunciar que pretende começar a negociar criptomoedas, se tornando o primeiro banco de Wall Street a entrar neste mercado.

Segundo informou o The New York Times, inicialmente o Goldman irá oferecer contratos atrelados ao bitcoin, e só mais para frente deverá entrar realmente na operação de compra e venda de criptomoeda. O jornal diz ainda que uma equipe do banco ainda está analisando os riscos deste mercado e entendendo as regulações que estaria sujeito.

Rana Yared, uma das executivas responsáveis pelo projeto, disse ao NYT que todos do alto escalão do Goldman tinham certo ceticismo em relação à credibilidade e segurança do bitcoin. Por outro lado, todos passaram a ver que, nos últimos dois anos, cresceu a quantidade de empresas que adotam criptomoedas como forma de pagamento, financiamento de crédito ou reserva de capital, enquanto houve um “número crescente de clientes” interessados e questionando como poderiam realizar transações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Teve impacto na gente quando os clientes passaram a dizer: eu quero ter um bitcoin ou um bitcoin no futuro porque acho que é uma reserva de valor alternativa”, afirmou ao jornal. A executiva disse ainda que o banco concluiu que o bitcoin não é uma fraude, mas que também não enxerga no ativo as características de uma moeda.

Entre os riscos, o banco vê como maior problema a ausência de regulações e garantias legais que reforcem a segurança em investimentos envolvendo bitcoin. Segundo a instituição, a maior parte da criptomoeda está em países estrangeiros, sem grande proteção regulatória e pouca legislação para prevenção de manipulação cambial.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.