Banco Central do Irã proíbe negociações de Bitcoin e de outras criptomoedas no país

"As moedas digitais dão opção de serem usadas para lavagem de dinheiro, apoio ao terrorismo e troca de quantias entre criminosos", aponta o comunicado oficial

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central do Irã proibiu as negociações de Bitcoin e de outras criptomoedas no país, citando como principal preocupação a lavagem de dinheiro, evasão de divisas e a possibilidade de apoio ao terrorismo.

“Bancos e instituições de crédito e de câmbio devem evitar qualquer compra ou venda dessas moedas ou tomar qualquer medida para promovê-las. As moedas digitais dão opção de serem usadas para lavagem de dinheiro, apoio ao terrorismo e troca de quantias entre criminosos”, aponta o comunicado oficial.

A decisão de restringir as negociações ocorre uma semana depois do governo anunciar uma reforma das políticas cambiais e unificar as taxas oficiais para o mercado aberto. Vale lembrar, que no final de fevereiro autoridades do país anunciaram planos de criar uma criptomoeda que reduziria a vulnerabilidade do estado às sanções dos EUA.