Reclamações sobre bitcoins disparam 2.278% em apenas 1 ano

Quando a criptomoeda sofreu forte desvalorização, em dezembro, as queixas dispararam e o investidor passou a reclamar da demora na realização de transações ou na aprovação de cadastros

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O volume de reclamações sobre bitcoins no site ReclameAqui cresce à medida que a moeda virtual se populariza e atrai investidores brasileiros. Em 2017, o número disparou e chegou a 7.229. O aumento foi de 2.278% comparado ao ano anterior.

De janeiro a novembro do ano passado, os tipos de reclamações mais comuns foram sobre problemas técnicos e aqueles mais básicos, como depósito, saque ou transferência, aponta o levantamento. Já em dezembro, quando a criptomoeda sofreu forte desvalorização, as queixas dispararam e o investidor passou a reclamar da demora na realização de transações ou na aprovação de cadastros.

“De acordo com a pesquisa, em momentos de crise, a insegurança aparece mais forte no consumidor. Neste momento, a falta de regulação na operação de compra e venda gera um risco, isto é, se tivermos outro solavanco, as reclamações vão aumentar”, explica Edu Neves, CEO do ReclameAqui.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Perfil do investidor reclamante

No último ano, as empresas mais reclamadas no site foram Mercado Bitcoin, Foxbit, Bitcoin To You, EmpireOption e BitcoinTrade. A partir da perspectiva de 920 investidores reclamantes que responderam a uma pesquisa enviada pelo ReclameAqui, foi possível traçar um perfil. Veja:

Entre os consumidores que fizeram queixas, 23,67% estão muito satisfeitos com o bitcoin, com todas as expectativas atendidas, enquanto 30,6% se dizem satisfeitos, parcialmente atendidos.

“A longo prazo, é um tipo de ‘ativo’ que tem alto rendimento. Enquanto está na conta de investimento, está tudo bem. Quando o investidor quer converter a criptomoeda em moeda real, começam os problemas”, avalia Neves.

Continua depois da publicidade

Quer fazer investimentos seguros? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos