Bitcoin não é bolha, ele é a agulha que irá estourar a bolha financeira, diz especialista

"Bolha é o insano mercado de títulos e o falso mercado de ações que são apoiados pelos bancos centrais. Essas são as bolhas", disse ele

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O fundador da Bitcoin Foudation, Jon Matonis, defende que não há motivos para temer que a criptomoeda seja uma bolha. Pelo contrário, para ele, bolha mesmo são os mercados de “bonds” e ações ao redor do mundo, que são artificialmente inflados pelos bancos centrais.

“Para as pessoas que dizem que o bitcoin é uma bolha, eu diria que o bitcoin é a agulha que vai estourar a bolha. Bolha é o insano mercado de títulos e o falso mercado de ações que são apoiados pelos bancos centrais. Essas são as bolhas”, disse ele ao Business Insider.

Matonis acredita que o mundo esta entrando em uma “era pós-licitação”, que ele diz “não ser impulsionada pelos bancos centrais”, mas sim por criptomoedas descentralizadas, como o bitcoin. Apesar da visão pessimista sobre os bancos, o executivo diz ser positivo que estas instituições estejam entrando para o mercado de moedas digitais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

“Eu acho que é fabuloso que (os bancos) estejam entrando nisso porque traz nova liquidez”, afirma ele. “Eles [bancos] vão desenvolver mercados futuros, mercados de opções – eu até acho que você vai começar a ver mercados de taxa de juros em torno do bitcoin”, diz Matonis.

Sobre os ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas, na sigla em inglês), o executivo diz que “os reguladores estão tão confusos, não apenas na Europa, mas também na América do Norte. Eles estão acostumados a modelos de captação de recursos que envolvem a venda de dívidas ou a venda de ações”. “O bitcoin é um terceiro modelo para uma startup para levantar fundos”, afirma.

Continua depois da publicidade

“Eles realmente emitem tokens de utilidade para o mercado que não representam patrimônio. Eles não representam patrimônio, eles não representam dívida. Eles representam uma reivindicação negociável sobre o sucesso do token, que, na verdade, está, de fato, ligado ao sucesso da empresa”, afirma. “Este é um modelo totalmente novo e não se encaixa em nenhuma das caixas do regulador”, conclui

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.