“Bitcoin da Venezuela” é lançado oficialmente em meio a proibição dos EUA e rejeição do Parlamento

Está prevista a emissão de até 100 milhões de petros, dos quais 82,4 milhões já estavam disponíveis na pré-venda

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após captar mais de US$ 5 bilhões durante a fase de pré-venda, a petro, criptomoeda estatal da Venezuela, foi lançada oficialmente na noite de quarta-feira (22), anunciou o ministro de Educação Universitária, Ciência e Tecnologia do país, Hugbel Roa. A moeda será lastreada nas reservas venezuelanas de petróleo.

Segundo a Agência Venezuelana de Notícias, está prevista a emissão de até 100 milhões de petros, dos quais 82,4 milhões já estavam disponíveis na pré-venda. O processo, diz a AVN, teve participação de 127 países, entre eles Afeganistão, Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Rússia, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Espanha e Estados Unidos, França, Japão e China.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com documento técnico da criptomoeda, 44% dos 82,4 milhões de petros foram oferecidos em pré-venda privada, enquanto 38,4% foram lançados em oferta pública. Os 17,6% restantes ficarão sob gestão do governo venezuelano.

Na última segunda-feira (22), o presidente Donald Trump, ordenou o bloqueio de todas as operações realizadas nos Estados Unidos com dinheiro digital, moeda digital ou tokens da Venezuela desde o dia 9 de janeiro deste ano. A moeda digital tem sido usada pela Venezuela para conseguir arrecadar grandes quantias e driblar as sanções internacionais contra o país.

Enquanto isso, a petro também sofre resistência dentro do próprio parlamento da Venezuela, que tem maioria da oposição. Recentemente, os congressistas declararam que o decreto da emissão da criptomoeda não tem valor, por se tratar de uma moeda “ilegal” e que viola a Constituição do país.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.