Bitcoin: governo dos EUA está rastreando investidores desde 2013, acusa Snowden

Dados mostram que a NSA coletou informações privadas, como senhas de usuários de bitcoin, atividade e dispositivos de identificação

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA, na sigla em inglês) tem monitorado o blockchain do bitcoin buscando identificar os usuários da criptomoeda. As informações foram obtidas pelo jornal The Intercept com base em documentos vazados pelo ex-agente de segurança Edward Snowden.

Segundo os documentos, a vigilância de bitcoins continua sendo uma das principais prioridades da agência, sendo que a NSA pode estar indo além do rastreamento do blockchain, analisando também o tráfego na internet e softwares para descobrir as identidades dos usuários. Os dados mostram, por exemplo, que a agência coletou informações privadas, como senhas de usuários de bitcoin, atividade e dispositivos de identificação.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o relatório, a NSA vem monitorando as atividades de internet dos usuários de bitcoin desde 2013 através de um programa com codinome OAKSTAR. Este vazamento de agora mostra ainda que com um derivado deste programa, o MONKEYROCKET, a agência pode estar se aproximando para identificar os usuários que iniciam uma transação com criptomoedas.

“Os analistas do SSG11 encontraram valor no acesso ao MONKEYROCKET para ajudar a rastrear remetentes e receptores de bitcoin”, diz um dos memorandos vazados. Além disso, a NSA pode estar usando o sistema XKeyScore (sistema de monitoramento exposto por Snowden em 2013) para investigar informações de usuários de bitcoin.

Apesar de não ser completamente anônimo, o bitcoin tem como grande atrativo e uma de suas principais características, a privacidade e segurança das informações e transações realizadas. A novidade também chega em um momento em que autoridades americanas têm se mostrado mais preocupadas em regular o mercado e evitar o uso ilegal das moedas digitais e lavagem de dinheiro.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.