China bloqueia contas de exchanges de criptomoedas nas redes sociais

Desde setembro do ano passado o governo chinês determinou o fechamento das exchanges locais

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em mais uma decisão para restringir o acesso à informação de sua população, a China começou a bloquear as contas em redes sociais de exchanges que continuam oferecendo serviços com criptomoedas no país.

Segundo informações do grupo Caixin, as autoridades locais forçaram a plataforma social WeChat a encerrar as contas pertencentes a corretoras de moedas virtuais, com o objetivo de restringir a capacidade dos residentes do país de conseguirem negociar criptomoedas.

Com o Facebook e outras plataformas bloqueadas na China, o WeChat se tornou uma gigante do segmento, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e valor de mercado de mais de US$ 500 bilhões. O aplicativo agrega a possibilidade de pagamentos online e a troca de mensagens instantâneas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde setembro do ano passado o governo chinês determinou o fechamento das exchanges locais, mas investidores disseram para a imprensa local que ainda conseguiam acessar as empresas de fora do país. Com isso, as redes sociais ganharam força, com investidores buscando parceiros para fazer negócio no estilo P2P (Peer-to-peer).

Como consequência, as autoridades passaram a monitorar o tráfego na internet para negócios com criptomoedas, chegando a sugerir para os bancos que as contas de clientes envolvidos neste mercado fossem suspensas. A ideia seria prevenir esquemas de pirâmide, lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais que o governo atribuiu às moedas digitais.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.