Todos querem criar um Bitcoin: mais de 400 criptomoedas lançadas em 2017 já fracassaram

Levantamento mostra que 46% dos ICOs feitos no ano passado já quebraram ou se mostraram uma fraude

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Não só a maior criptomoeda do mundo, o Bitcoin é o pioneiro deste mercado e é o ativo que mais trás segurança para os investidores que querem começar no mundo das moedas digitais. Após sua criação, começamos a ver o surgimento de diversas outras criptomoedas, que prometiam resolver muitos problemas do mundo financeiro, mas nem todas conseguiram sobreviver.

E foi em 2017 que o mercado viu um “boom” dos chamados ICOs (Oferta Inicial de Moeda, na sigla em inglês), que veio junto com uma euforia dos investidores tanto com o bitcoin quanto com outras moedas digitais. Mas um dos grandes perigos disso tudo é saber quais destes projetos são reais, ou pelo menos sustentáveis.

Agora podemos ver que é preciso tomar muito cuidado, já que uma pesquisa recente mostrou que quase metade, ou seja, mais de 400 criptomoedas lançadas no ano passado, já fracassaram. Segundo o Bitcoin.com, junto com o TokenData, 46% dos 902 ICOs feitos em 2017 não deram certo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Traders contam como conseguem viver só do lucro de suas operações na Bolsa; clique aqui e veja!

Desta porcentagem, 142 criptomoedas não conseguiram financiamento e já “morreram” antes mesmo de serem lançadas, enquanto outras 276 foram perdendo força depois de sua criação e simplesmente sumira – ou se mostraram uma fraude. Mesmo assim, a pesquisa mostra que US$ 104 milhões foram levantados nestes projetos que não deram certo.

Apesar deste “boom” estar mostrando um enfraquecimento, a quantidade de ICOs ainda é uma grande preocupação, já que ainda existem muitas propostas fraudulentas. Neste mesmo levantamentos, os sites afirmam que outras 113 ofertas pode ser classificadas como “semi-falha”, já que a equipe responsável parou de se comunicar ou porque sua comunidade é tão pequena que já não há chances do projeto dar certo. Isso eleva para 59% a quantidade de ICOs que falharam em 2017.

Continua depois da publicidade

Vale destacar que os órgãos reguladores também estão começando a se mobilizar para evitar estas fraudes e controlar melhor o mercado. Tanto a SEC quanto a CVM já emitiram comunicados e tomaram ações nas últimas semanas mostrando que querem acabar com o que tem se chamado no mercado de “farra” dos ICOs (clique aqui e confira a análise completa).

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.