Cofundador da Uber vai lançar criptomoeda e diz que quer “ressuscitar a promessa original da moeda digital”

Camp disse que espera "ressuscitar a promessa original da moeda digital: um meio de pagamento instantâneo, acessível e sem fronteiras para as massas"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após seis meses em fase de testes, trabalhando para aprimorar seu projeto, Garrett Camp, cofundador e chairman da Uber, anunciou oficialmente seu novo projeto: uma nova criptomoeda chamada Eco. Seu objetivo, como ele disse à revista Fortune, é corrigir os problemas das moedas atuais, como o Bitcoin e Ethereum.

Camp disse que espera “ressuscitar a promessa original da moeda digital: um meio de pagamento instantâneo, acessível e sem fronteiras para as massas”. Ele contou que há cerca de um ano comprou seu primeiro bitcoin, junto com mais de 10 ethereum, mas que desanimou quando viu a enorme quantidade de criptomoedas que existiam.

O executivo afirmou que percebeu que o melhor seria melhor lançar um novo projeto, com um um ponto de vista filosófico diferente e com a cooperação de universidades, cientistas e institutos de pesquisa, para assim conseguir estabelecer uma nova política monetária.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Camp chamou seu projeto de “Eco” porque, segundo ele, é um nome que é curto, fácil de se pronunciar em muitas línguas e evoca conceitos como “ecossistema”, “economia” e “comércio eletrônico”. “A Eco priorizará a simplicidade e a facilidade de uso e permitirá que os usuários criem contas verificadas e perfis como ‘Eco.com/Alice’ ou ‘Eco.com/bob’ que consentirão transações entre eles por meio de mensagens de texto ou comando de voz”, explicou à Fortune.

O executivo da Uber ainda disse que esta nova criptomoeda irá evitar a mineração por partes desconhecidas, sendo que os “nós” verificados da blockchain serão executados em parceria com as instituições. Isso acaba por tirar o anonimato do sistema, mas eleva a segurança e confiabilidade, segundo ele.

Neste ambiente, Camp explicou ainda que o Eco irá distribuir quantidades iguais de recompensa para os mineradores. Ou seja, diferente de como acontece com o bitcoin, por exemplo, não haverá competição entre os usuários para conseguir os tokens. Apesar de todas as ideias, o projeto ainda está em fase inicial e tem muitas questões ainda para serem resolvidas, sem data de lançamento e nem um White Paper publicado.

Continua depois da publicidade

Traders contam como conseguem viver só do lucro de suas operações na Bolsa; veja!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.