José Serra dá “aula” sobre Bitcoin, mas diz que moeda “não é confiável como reserva de valor”

Senador escreveu artigo bastante didático em que levantou questões sobre o Bitcoin, mas exaltou o uso do blockchain no futuro

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O senador José Serra publicou um artigo no jornal O Estado de S. Paulo na última quinta-feira (22) em que mostra que sabe bastante sobre o Bitcoin e seu funcionamento. Apesar de algumas críticas e adotar um tom mais negativo, ele evita ser duro e mostra que esta tecnologia tende a surpreender os “futurólogos”.

Por outro lado, ele exalta o blockchain, dizendo que isso fará parte do futuro, embora o mundo ainda não saiba direito como. “O mérito do bitcoin não é ter inaugurado uma nova linhagem de moedas, mas o de ter introduzido o blockchain, inovação técnica que poderá, com aperfeiçoamentos, reduzir custos de transações financeiras, de registros de propriedade e de contratos”, diz Serra no texto.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Boa parte de seu artigo serve para recontar a história da criptomoeda. Serra lembra da história da venda de duas pizzas a 10 mil bitcoins, o que é considerada a primeira transação comercial com a criptomoeda. Ele destaca ainda que muitas pessoas comparam o bitcoin a bolhas especulativas, como aconteceu com as tulipas na Holanda.

Serra não explica direito, mas chama de problema o fato deste sistema ser descentralizado. “Se a transferência for criptografada sem o uso da chave privada do legítimo emissor, os mineradores detectarão a fraude e rejeitarão a transação. Pressupõe-se que a senha privada não seja roubada. E aí está um problema: no bitcoin não há uma autoridade central que tenha poder de reverter transações ilegítimas”, afirma.

Por outro lado, ele exalta o fato de ser um sistema sem chance de fraude: “quem quisesse fraudar os registros teria de ter capacidade de processamento maior do que a soma dos demais participantes, pois precisaria refazer todo o encadeamento de autenticações em velocidade superior à dos demais mineradores. Impossível”.

Continua depois da publicidade

Já no fim do texto, Serra passa a criticar mais a criptomoeda. Para ele, como meio de pagamento, o bitcoin é ineficiente, enquanto como unidade de conta, ele tem um problema ter seu valor oscilar muito. “Como reserva de valor, o bitcoin não é confiável. Embora o sistema preveja uma oferta final de 21 milhões de bitcoins, nada impede que outras criptomoedas inundem o mercado, reduzindo o valor de todas”, opina o senador.

Por fim, ele destaca que é difícil saber o que será desta tecnologia e quais usos serão adotados. “As aplicações de novas tecnologias na economia são absolutamente imprevisíveis. A indeterminação é a regra […] O caminho para sua utilização prática é tortuoso, dramático e surpreendente, em geral fazendo chacota dos futurólogos. Suas aplicações práticas – os produtos que vão inspirar e os mercados que vão moldar – são sempre imponderáveis. Com o blockchain e o bitcoin não é nem será diferente”. conclui Serra.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.